Atividade abre programação do Dia do Trabalhador 2014. Inscrições vão de 6 de janeiro a 6 de março e premiação será em 28 de abril
Trabalho Decente é o tema do 1º Concurso de Fotografia Carlos Ramiro que abre a programação de atividades do 1º de Maio 2014 da CUT São Paulo. O concurso é aberto a fotógrafos amadores e profissionais e as inscrições poderão ser feitas no período de 6 de janeiro a 6 de março, por meio do hot sitewww.1demaiocutsaopaulo.com.br.
Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria (amador e profissional), além de um trabalho em ambas eleito pelo voto popular eletrônico, no do site da CUT/SP especialmente programado para essa finalidade. O período de votação vai de 10 a 31 de março. Dez fotos de cada categoria serão selecionadas para fazer parte da exposição itinerante que será inaugurada na cerimônia de premiação, marcada para 28 de abril. Posteriormente, a exposição deverá percorrer as 18 Subsedes da CUT/SP em todas das regiões do Estado.
O evento, organizado em parceria com o Coletivo de Cultura da CUT/SP, tem como objetivo estimular a arte e a linguagem fotográfica voltadas para a ação sindical e para a organização do trabalhador e trabalhadora. “A fotografia mostra a realidade da classe trabalhadora e é, além disso, um instrumento para ajudar na reflexão e educação política classista, de estimulo à unidade da classe e de denúncia das práticas do capital”, definiu Adi dos Santos Lima, presidente da CUT/SP.
“Temos muito orgulho de realizar este concurso, porque mostra a dimensão do aspecto artístico dos trabalhadores e a pluralidade das ações do Coletivo. Este ano fizemos o Concurso de Poesia, cuja participação e qualidade surpreenderam”, destacou o coordenador do Coletivo de Cultura, Benedito Augusto de Oliveira, o Benão.
Trabalho Decente – Poderão participar do concurso tanto fotógrafos amadores quanto profissionais (com registro no Ministério do Trabalho). As imagens enviadas deverão ater-se, obrigatoriamente, ao tema proposto para o concurso: Trabalho Decente – mesmo tema do Concurso de Poesia realizado no 1º de Maio de 2013.
Para a CUT, trabalho decente é aquele que é exercido em condições de liberdade, com remuneração adequada, igualdade e segurança, capaz de garantir uma vida digna aos trabalhadores e trabalhadoras, como define a Organização Internacional do Trabalho (OIT). “Não é possível mais convivermos com situações onde os trabalhadores são impedidos de se organizar no local de trabalho, não têm carteira assinada, não têm poder de compra, são discriminados e até mesmo escravizados. Estas situações têm que acabar e, para isso, precisam ser denunciadas”, explicou o presidente da CUT/SP.
Como participar – Cada participante poderá enviar para seleção até três imagens digitalizadas, coloridas ou preto e branco, com resolução de 300 dpi’s, no formato JPG (com compressão mínima de 8) e que permita uma ampliação em papel fotográfico de até 40×60 cm, com boa nitidez. Cada arquivo deverá ter, de tamanho físico, de 1Mb a 3Mb. Imagens fora desse tamanho serão rejeitadas pelo sistema.
Todas as imagens digitalizadas deverão ter no “File Info” (Informações do Arquivo), ou em “Propriedades”, as seguintes informações, pela ordem: título da foto, autor, local, data e breve descrição de, no máximo, quatro linhas, dos fatos ou personagens registrados.
Comissão – O envio do material não garante a participação no concurso. As fotografias serão avaliadas e selecionadas por uma Comissão formada por profissionais da área, com a responsabilidade pela seleção das imagens. Os concorrentes cujo(s) trabalhos(s) forem selecionados terão seus nomes divulgados no site da CUT/SP em abril de 2014.
Ao enviar as imagens, o concorrente estará automaticamente concordando com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, em que cede, sem custo para a CUT/SP, os direitos de uso das fotografias para fins de exposição e divulgação das imagens nas mais variadas mídias. Além disso, ele também se responsabiliza por qualquer contestação de terceiros, seja no que se refere ao direito autoral, como também ao direito de imagem.
Não poderão participar do concurso funcionários e diretores da CUT/SP, bem como seus parentes.
Homenagem – O 1º Concurso de Fotografia Carlos Ramiro recebeu essa denominação em homenagem à memória do professor e ex-dirigente da CUT/SP, que faleceu em 5 de setembro deste ano. Conhecido como Carlão da Apeoesp, o dirigente sempre será lembrado como professor dedicado, guerreiro da classe trabalhadora e grande defensor do ensino público de qualidade.
por Maria Helena Domingues – CUT São Paulo