Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

CONTRA A DEMISSÃO DO DIRIGENTE SINDICAL SÉRGIO PAIS PELA TV TEM!

CONTRA A DEMISSÃO DO DIRIGENTE SINDICAL SÉRGIO PAIS PELA TV TEM! READMISSÃO JÁ!

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) denunciam a demissão arbitrária e de maneira caluniosa do jornalista Sérgio Pais pela TV Tem Bauru, afiliada da Globo, na segunda-feira (30).

Sérgio integra a Comissão de Registro e Fiscalização do Exercício da Profissão (Corfep) do SJSP e goza de estabilidade garantida pela Constituição Federal, como dirigente sindical. Ele trabalha há cerca de 10 anos na emissora e a empresa o dispensou por justa causa.

A TV Tem, de maneira sórdida, acusa o dirigente de furto. É uma agressão ao jornalista e um ataque ao sindicato. O fato ganhou grande repercussão na mídia nacional, trazendo danos morais e psicológicos para Sérgio e sua família.

O SJSP reagiu imediatamente ao saber da demissão, formalizada por justa causa, mas sem que o jornalista fosse sequer informado do objeto do suposto furto. No ato da dispensa, a TV Tem alegou realização de uma sindicância, sobre a qual o jornalista não foi comunicado e, portanto, não teve direito ao contraditório e à ampla defesa.

A entidade, por meio da Regional Bauru e de toda a sua diretoria, se mobiliza no campo jurídico, perante a categoria e o conjunto da sociedade.

Na sexta-feira (3), diretores estiveram reunidos com o assessor jurídico da empresa buscando reverter a demissão, ocasião em que foi informado o objeto do suposto furto: um chocolate! 

Denunciamos mais essa agressão ao movimento sindical e a dirigentes do SJSP. Lembramos que, em novembro, o diretor regional do sindicato em Santos, Sandro Thadeu, foi demitido arbitrariamente pelo jornal Tribuna, durante a campanha salarial do segmento de jornais e revistas do interior e litoral.

Em meio às negociações da campanha salarial de rádio e tv, não resta dúvida que este é mais um golpe contra o direito de organização da categoria. 

Vamos à luta! Mexeu com o Sindicato, mexeu comigo!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP)
Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo