Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Congresso Estadual: Jornalistas debatem teses

Congresso Estadual: Jornalistas debatem teses


 

plenariacongresso

 

Na manhã deste sábado, às 9h, na Colônia de Férias do SindGasistas, em Caraguatatuba, começaram as plenárias para debater as teses que foram discutidas e construídas pelos jornalistas que indicaram delegados e delegadas nos encontros preparatórios regionais.

Vale lembrar que o 14º Congresso Estadual dos Jornalistas teve início na última sexta-feira, dia 21, no Teatro Municipal “Mário Covas”, também em Caraguatatuba, com abertura e ato solene em homenagem ao patrono do encontro, o jornalista e ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), Audálio Dantas.

Ao todo, participam da atividade 57 delegados e delegadas que debatem as oito teses inscritas: A Unidade dos Trabalhadores do Ramo da Comunicação; Fraude no Trabalho: precarização, PJ e multiplataforma; Saúde e Segurança do Jornalista no Estado de São Paulo; Jornalismo Ambiental; Novo Marco Regulatório das Comunicações e o Papel dos Jornalistas; Jornalismo Sindical: a luta por trabalho decente precisa começar dentro das instituições; Enfrentar as demissões; Por um novo Marco Regulatório da Comunicação; Estágio em jornalismo, fator de precarização.

Comissão da Verdade

O Congresso se estenderá por todo o sábado. Está previsto para as 18h o ato que dará vida à Comissão da Verdade e Justiça dos Jornalistas. Essa iniciativa tem como objetivo dar apoio à apuração de assassinatos e casos de violência que ocorreram no período da ditadura militar. Durante o ato será lançada a cartilha “Jornalistas Vítimas da Ditadura Militar: Memória, Verdade, Justiça e Direitos Humanos”.

Já na manhã de domingo, na plenária final, delegados e delegadas aprovam a Carta de Caraguatatuba, contendo todo o conteúdo debatido nas plenárias do Congresso e que será escrita por quatro delegados eleitos. Também neste dia acontecerá a eleição dos sete delegados para o Congresso Nacional dos Jornalistas que será realizado em novembro, no Acre.

Foto: Roberto Claro

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo