Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Concurso de crônicas homenageia centenário de Carolina de Jesus

Concurso de crônicas homenageia centenário de Carolina de Jesus


carolina

 

Já estão abertas as inscrições para o 1º Concurso Flink Sampa de Literatura, que vai premiar as melhores crônicas escritas por estudantes dos ensinos Fundamental, Médio e Técnico da Capital e região metropolitana, inspirados no livro “Quarto de Despejo”, da escritora negra Carolina Maria de Jesus (1914-1977). A adesão ao concurso será por escola, que deverá preencher até 30 de setembro uma ficha de pré-inscrição, disponível  no portal www.flinksampa.com.br.

O concurso faz parte da  Afroétnica Flink Sampa – Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra, promovido pela ONG Afrobrás e da Faculdade Zumbi dos Palmares. Com entrada franca, esse megaevento vai reunir em 22 e 23 de novembro debates literários com autores nacionais e estrangeiros, lançamento de livros, seminário internacional, shows, espetáculos de teatro e dança, oficinas de moda e beleza, exibição de filmes e atividades para crianças no Memorial da América Latina. O encerramento será no dia 24 na Sala São Paulo durante a cerimônia de entrega do 12º Troféu Raça Negra para convidados.

Sob o tema “Carolina Maria de Jesus – Ontem, Hoje e Sempre”, o concurso rende uma homenagem ao centenário de nascimento desta escritora, autora do clássico da literatura nacional “Quarto de Despejo”. Editada em 13 idiomas, a obra em forma de diário conta a história da autora desde que deixou Sacramento, no interior de Minas Gerais, aos 17 anos, para ir morar em São Paulo, onde trabalhou como empregada doméstica e catadora de papel, até ser descoberta pelo jornalista Audálio Dantas, quando fazia uma reportagem o bairro do Canindé, em São Paulo.

A partir de diferentes perspectivas do livro, o aluno poderá escrever uma crônica. O concurso é aberto a alunos da Capital e Grande São Paulo dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico e Educação para Jovens e Adultos das redes públicas municipais e estaduais, escolas técnicas ligadas ao Sesi-SP e à rede particular de ensino.

Os três primeiros colocados receberão respectivamente os seguintes prêmios: uma máquina fotográfica, um tablete e um smartphone. A lista de vencedores será divulgada em 07 de novembro pelo portal, onde podem ser encontradas mais informações sobre o concurso.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo