Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Comissão de Ética: combater fake news é prioridade

Comissão de Ética vai priorizar combate às fake news

Franklin Valverde (ao microfone), representante da nova Comissão de Ética. Foto: Roberto ParizottiOs novos representantes da Comissão de Ética dos Jornalistas tomaram posse neste 1º de setembro (sábado), eleitos pela primeira vez junto com o pleito à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), medida que atende à determinação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A cerimônia foi conjunta com a da nova diretoria do SJSP.

Também é a primeira vez que a comissão será integrada exclusivamente por jornalistas, pois anteriormente a composição tinha representantes da sociedade civil.

Segundo Franklin Valverde, um dos eleitos à Comissão, as notícias falsas estão as questões principais a serem enfrentadas e no próximo dia 26 de setembro, no auditório Vladimir Herzog, será realizado um debate sobre o tema.

Confira a galeria de fotos da cerimônia de posse

“Temos que debater com a sociedade o papel social da comunicação e a questão das notícias falsas que hoje dominam a cena do noticiário, das redes sociais e às vezes até as notícias que são veiculadas em grandes meios de comunicação não deixam de ser uma espécie de fake news. Vamos aprofundar o debate entre os jornalistas e no conjunto da sociedade para tentar mudar essa situação”, disse Valverde.

A Comissão de Ética é integrada ainda pelos jornalistas Fábio Venturini, Joel Scala, Rodrigo Ratier e Rose Nogueira.

Conheça os jornalistas que compõem a Comissão de Ética

Fabio Venturini: graduado em 1998 pela Universidade São Judas, trabalhou nas revistas B2B, Consumidor Moderno, Plástico Industrial, Máquinas e Metais, Profissão Mestre e Gestão Educacional. Foi assessor de comunicação estratégica no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e professor de jornalismo nas instituições Estácio Uniradial, Uninove e Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em História, é atualmente professor-adjunto na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, instituição onde também é membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa

Franklin Valverde: é jornalista, escritor e professor universitário. Formado pela PUC-SP, tem mestrado em Literatura Hispano-americana (FFLCH-USP) e doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo (ECA-USP). Como jornalista passou pelos quatro grandes grupos de comunicação do Brasil (Estadão, Folha, Abril, Ed. Globo), pela Brasil 2000 FM e Canal Universitário. Foi editor das revistas Churrasco & Churrascarias e Viva Gourmet. É autor de “Banco de versos”, “Antes do zoológico” (Patuá), entre outros.

Joel Scala: jornalista e diretor executivo do Observatório do Terceiro Setor,  uma plataforma de mídia com programas de rádio, TV e redes sociais que divulga os trabalhos das organizações de interesse social do país.

Rodrigo Ratier: jornalista profissional há 20 anos, é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, tema em que se especializou. Foi editor das revistas Mundo Estranho, Superinteressante e Nova Escola. Atualmente, é professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e freelancer na revista Nova Escola.

Rose Nogueira: entre as mulheres pioneiras da profissão e com mais de 50 anos de jornalismo, foi uma das criadoras da TV Mulher e editora do Jornal Nacional (Rede Globo), e trabalhou com Vladimir Herzog na TV Cultura. Em sua trajetória passou ainda por redações como a da TV Brasil (EBC), da revista Quatro Rodas (Abril) e do jornal Folha de S.Paulo. Também militante de direitos humanos, é membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais-SP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo