Os novos representantes da Comissão de Ética dos Jornalistas tomaram posse neste 1º de setembro (sábado), eleitos pela primeira vez junto com o pleito à direção do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), medida que atende à determinação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A cerimônia foi conjunta com a da nova diretoria do SJSP.
Também é a primeira vez que a comissão será integrada exclusivamente por jornalistas, pois anteriormente a composição tinha representantes da sociedade civil.
Segundo Franklin Valverde, um dos eleitos à Comissão, as notícias falsas estão as questões principais a serem enfrentadas e no próximo dia 26 de setembro, no auditório Vladimir Herzog, será realizado um debate sobre o tema.
Confira a galeria de fotos da cerimônia de posse
“Temos que debater com a sociedade o papel social da comunicação e a questão das notícias falsas que hoje dominam a cena do noticiário, das redes sociais e às vezes até as notícias que são veiculadas em grandes meios de comunicação não deixam de ser uma espécie de fake news. Vamos aprofundar o debate entre os jornalistas e no conjunto da sociedade para tentar mudar essa situação”, disse Valverde.
A Comissão de Ética é integrada ainda pelos jornalistas Fábio Venturini, Joel Scala, Rodrigo Ratier e Rose Nogueira.
Conheça os jornalistas que compõem a Comissão de Ética
Fabio Venturini: graduado em 1998 pela Universidade São Judas, trabalhou nas revistas B2B, Consumidor Moderno, Plástico Industrial, Máquinas e Metais, Profissão Mestre e Gestão Educacional. Foi assessor de comunicação estratégica no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo e professor de jornalismo nas instituições Estácio Uniradial, Uninove e Universidade Anhembi Morumbi. Doutor em História, é atualmente professor-adjunto na Escola Paulista de Política, Economia e Negócios da Universidade Federal de São Paulo, instituição onde também é membro relator do Comitê de Ética em Pesquisa
Franklin Valverde: é jornalista, escritor e professor universitário. Formado pela PUC-SP, tem mestrado em Literatura Hispano-americana (FFLCH-USP) e doutorado em Ciências da Comunicação/Jornalismo (ECA-USP). Como jornalista passou pelos quatro grandes grupos de comunicação do Brasil (Estadão, Folha, Abril, Ed. Globo), pela Brasil 2000 FM e Canal Universitário. Foi editor das revistas Churrasco & Churrascarias e Viva Gourmet. É autor de “Banco de versos”, “Antes do zoológico” (Patuá), entre outros.
Joel Scala: jornalista e diretor executivo do Observatório do Terceiro Setor, uma plataforma de mídia com programas de rádio, TV e redes sociais que divulga os trabalhos das organizações de interesse social do país.
Rodrigo Ratier: jornalista profissional há 20 anos, é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo, tema em que se especializou. Foi editor das revistas Mundo Estranho, Superinteressante e Nova Escola. Atualmente, é professor de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero e freelancer na revista Nova Escola.
Rose Nogueira: entre as mulheres pioneiras da profissão e com mais de 50 anos de jornalismo, foi uma das criadoras da TV Mulher e editora do Jornal Nacional (Rede Globo), e trabalhou com Vladimir Herzog na TV Cultura. Em sua trajetória passou ainda por redações como a da TV Brasil (EBC), da revista Quatro Rodas (Abril) e do jornal Folha de S.Paulo. Também militante de direitos humanos, é membro do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) e do Grupo Tortura Nunca Mais-SP.