Defesa do jornalismo nas assessorias de imprensa e propostas de ações discutidas no 15º Congresso dos Jornalistas estão entre os temas da pauta
A Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (CPJAI) realiza reunião mensal nesta quarta-feira (4), a partir das 17h, na sede do Sindicato dos Jornalistas, na Rua Rego Freitas nº 530, centro da capital paulista.
Neste encontro, estão na pauta a atuação da Comissão, bem como a defesa do jornalismo no segmento a partir de propostas discutidas pela categoria no início de agosto, durante o 15º Congresso Estadual dos Jornalistas, realizado no Sindicato.
Uma das principais questões é que a última Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) é de 2012, pois, desde então, o Sindicato Nacional das Empresas de Comunicação (Sinco) não reconhece as entidades sindicais de jornalistas de todos o país como representantes e interlocutores dos profissionais.
Uma das ações discutidas no Congresso é a realização de uma campanha nacional dos sindicatos estaduais e da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) dirigida ao Sinco para que seja estabelecida uma CCT com garantia de piso salarial, direitos econômicos e sociais aos profissionais do setor.
Além disso, o combate à precarização do trabalho nas assessorias de imprensa, como a pejotização, terceirização e a institucionalização dos “frilas”, também estão entre as ações propostas.
Confira as resoluções discutidas no 15º Congresso Estadual dos Jornalistas relativas às assessorias de imprensa clicando aqui.
Reunião da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (CPJAI)
Data: 4 de outubro (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: Sede do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas nº 530 – Sobreloja – Centro paulistano (Metrô República) – São Paulo/SP
Informações: (11) 3217-6299
Escrito por: Flaviana Serafim – Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo