Começou nesta terça-feira (24) e vai até quinta-feira (26), a votação para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), que dirigirá a entidade no triênio 2015-2018. As urnas foram abertas às 10 horas na sede (Capital) e também em várias redações e nas dez regionais espalhadas pelo Estado.
O primeiro eleitor a votar nas eleições de 2015 foi o repórter fotográfico, Marcos Anderson Andrade, que atualmente é aposentado. Ele depositou o seu voto nas urnas logo após elas serem abertas, às 10 horas, na sede. Durante todo o dia de hoje houve expressivo número de eleitores que compareceram para eleger a nova diretoria e fortalecer a entidade representativa dos jornalistas.
Também no primeiro dia, houve votação na Assembleia Legislativa de São Paulo, no Grupo Folha, na RTV Bandeirantes, na Rede TV, SBT, entre outras. Amanhã (25) será a vez da CBN, Valor Econômico, TV Globo, Grupo Estado, Prefeitura de São Paulo, ECA/USP, EBC e em 13 cidades do Interior e Litoral.
Os sindicalizados podem votar em qualquer urna, independentemente da localidade em que se encontrar. Caso não seja na própria urna na qual o eleitor está alocado, ele participa com o chamado “voto em separado”: coloca-se na urna um envelope com o seu voto que, após uma conferência na hora da apuração, é validado, preservando-se sempre o sigilo da votação.
Apesar de as eleições se realizarem em chapa única, é fundamental o comparecimento e o voto de todos os jornalistas, pois a participação estreita a união entre a entidade e o associado e fortalece o Sindicato para os embates com as empresas e para a sua atuação na sociedade. Nos três dias de votação, a sede na capital, localizada na rua Rego Freitas, sobreloja, 530, receberá votos das 10h às 21h.
Veja abaixo onde votar: