O Instituto Vladimir Herzog e o Centro pela Justiça e o Direito Internacional (CEJIL) promovem nesta segunda-feira (30), na TV Cultura, em São Paulo, a partir das 14h, uma entrevista coletiva sobre a sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos da OEA que condenou, no último dia 4 de julho, o Estado brasileiro no Caso Vladimir Herzog.
O objetivo da coletiva é esclarecer o alcance jurídico da sentença que não ficou explícito no comunicado do Tribunal Internacional, e que incidirá nos casos de ditadura militar no Brasil, que tramitam ou venham a tramitar na Justiça brasileira.
Na oportunidade, também será informado como se dará o monitoramento do cumprimento da decisão pela Corte Interamericana e representantes dos familiares de Vladimir Herzog.
Participam da coletiva:
Ivo Herzog, filho de Vladimir Herzog;
Beatriz Affonso, diretora do CEJIL Brasil;
Dr. Belisário dos Santos Júnior, cuja trajetória e envolvimento tanto impulsionou a realização de verdade e justiça das graves violações de Direitos Humanos perpetradas pela ditadura militar;
Marlon Weichert e Sergio Suiama, procuradores da República e que foram, respectivamente, testemunha e perito da Corte Interamericana no litígio internacional do caso.
O CEJIL é uma organização não governamental de defesa e promoção dos direitos humanos no continente americano e representa a família de Vladimir Herzog desde 2009 na Comissão e Corte Interamericana de Direitos Humanos.
SERVIÇO
Coletiva de imprensa sobre a sentença do Caso Vladimir Herzog na Corte Interamericana de Direitos Humanos
Data: 30/07/2018 (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Sede da TV Cultura (Auditório do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta)*
*Nota: Oficialmente, o endereço da TV Cultura é Rua Vladimir Herzog, 75. No entanto, alguns mapas e serviços de geolocalização adotam o endereço Rua Cenno Sbrighi, 378.