O Cineclube Vladimir Herzog exibe nesta terça-feira (25), às 19h, o filme “Xingu” (2011), dirigido por Cao Hambúrguer e roteirizado por ele, Elena Soárez e Anna Muylaert.
O longa, estrelado por João Miguel, Felipe Camargo e Caio Blat, conta a trajetória dos irmãos Villas-Bôas que se alistaram para a Expedição Roncador-Xingu e partiram para a Marcha para o Oeste de Getúlio Vargas, em 1943.
Os números da viagem são monumentais: inúmeras batalhas, 1.500 quilômetros de picadas abertas, mil quilômetros de rios percorridos, 19 campos de pouso abertos, 43 vilas e cidades “desbravadas”, 14 tribos contatadas e mais de 200 crises de malária.
Nessa aventura, os irmãos Villas-Bôas fundaram, em 1961, o Parque Nacional do Xingu, um parque ecológico e reserva indígena que, na época, era o maior do mundo (do tamanho da Bélgica).
A exibição será seguida de debate com os presentes. O Cineclube Vladimir Herzog é uma iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) e visa resgatar um espaço que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como O Homem que Virou Suco (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.
O que: exibição do filme “Xingu” (2011, Cao Hamburger) seguida de debate
Quando: 25 de julho (terça-feira), às 19h
Onde: Auditório Vladimir Herzog. Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, Vila Buarque, São Paulo.
Mais informações: (11) 3217-6299
Exibição gratuita
Escrito por: Redação – Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo, com edição do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo