Cineclube Vladimir Herzog discute segregação da periferia com “Branco Sai, Preto Fica”

Cineclube Vladimir Herzog discute segregação da periferia com “Branco Sai, Preto Fica”


cine_clube_preto_sai_branco_fica

 

Realizado nessa próxima terça-feira (dia 28), exibição de premiado filme do cineasta Adirley Queirós contará com a presença de Sharylaine Bakhita e Nelson Triunfo,ícones da música “black” brasileira.

O Cineclube Vladimir Herzog exibe nessa terça-feira (dia 28 de junho), às 19h, “Branco Sai, Preto Fica” (2015), do cineasta Adirley Queirós.

O filme, vencedor de diversos prêmios no Brasil e no exterior, usa a linguagem do documentário e da ficção-científica para contar a história – baseada em fatos reais – de três personagens, vítimas da violência policial em um baile “black” na Ceilândia, periferia do Distrito Federal, nos anos 1980. Um deles volta do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva. Morador de Ceilândia, Queirós sempre retrata a cidade nos filmes que faz.

 

Após a exibição do filme, haverá um debate sobre segregação socioespacial, racismo e violência do Estado nas periferias das cidades. Estarão presentes Sharylaine Bakhita, rapper, compositora e cantora e Nelson Triunfo, dançarino, coreógrafo e educador social.

O mediador do debate será Flávio Carrança, jornalista, diretor do SJSP e integrante do COJIRA/SP.

A iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado de São Paulo (SASP) visa resgatar um cineclube que teve papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país.

Filmes como “O Homem que Virou Suco” (João Batista de Andrade, 1981) chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato.

 

O que:

Exibição do filme “Branco Sai, Preto Fica” (Adirley Queirós, 2015) + Debate sobre a segregação e a violência do Estado nas periferias das cidades

Com quem:

Sharylaine Bakhita – Rapper, compositora e cantora

Nelson Triunfo – Dançarino, coreógrafo e educador social.

Flávio Carrança – Jornalista, diretor do SJSP e integrante co COJIRA/SP (Mediador)

Quando:

Dia 28 de junho (terça-feira), às 19h.

Onde:

Rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo.

Mais informações:

(11) 3217-6299

Exibição gratuita.

Redação: Rôney Rodrigues – Sindicato dos Arquitetos de São Paulo

veja também

relacionadas

mais lidas