Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cine Vladimir Herzog exibe curta-metragem “Trajetórias de uma crise” sobre saúde mental

Cine Vladimir Herzog exibe curta-metragem “Trajetórias de uma crise” sobre saúde mental


filme-2

 

Após a exibição será realizado debate com o coordenador de saúde mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori

O Cine Vladimir Herzog exibirá amanhã, dia 17 de fevereiro, às 19 horas, o curta-metragem “Trajetórias de uma crise” que fala sobre política de saúde mental e após a exibição será realizado debate com o coordenador de saúde mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori.

O filme traz histórias paralelas que retratam a trajetória de duas pessoas em situação de sofrimento psíquico. Esse é o roteiro central do curta metragem, ficção que foi roteirizada, produzida e encenada por frequentadores da rede pública de saúde mental do município de Guarulhos.

O trabalho tem a direção geral de Marco Ribeiro, consultor contratado para realizar uma oficina de vídeo para usuários e trabalhadores da rede de Saúde Mental de Guarulhos. A atividade faz parte do projeto “Saúde e Cultura: a construção de percursos culturais, itinerantes e imprevisíveis”, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.

Um dos personagens é levado ao Hospital público onde tem sua crise contida através de amarras e injeções, a sua revelia. Já a outra personagem é levada ao Centro de Atenção Psíquico Social (CAPS), local onde já estava vinculada e que propõe diferentes estratégias de acolhimento. Nesse espaço prevalece o diálogo e entendimento sobre os problemas enfrentados e participa-se de diversas atividades (oficinas de teatro, música, leitura, assembleia, convivência…) e a medicação é ministrada ante seu consentimento.

A trilha sonora conta com a significativa participação de dois grupos atuantes na saúde mental. O primeiro, “Harmonia Enlouquece”, nasceu a partir do projeto “Convivendo com a Música” do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, RJ. O segundo Coral Cênico Cidadãos Cantantes, existente há mais de 20 anos em São Paulo gravou a música “Dor Elegante” especialmente para o curta.

A música Pirex, de autoria do cantor Itamar Assumpção, que foi escrita a partir do encontro do cantor com o Coral Cênico Cidadãos Cantantes, também está entre as músicas que compõem o pano de fundo do curta.

 

O cine Vladimir Herzog funciona no auditório do mesmo nome no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja, próximo à igreja da Consolação).

 

Cenas do curta-metragem “Trajetórias de uma crise”

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo