Após a exibição será realizado debate com o coordenador de saúde mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori
O Cine Vladimir Herzog exibirá amanhã, dia 17 de fevereiro, às 19 horas, o curta-metragem “Trajetórias de uma crise” que fala sobre política de saúde mental e após a exibição será realizado debate com o coordenador de saúde mental da Prefeitura de São Paulo, Roberto Tykanori.
O filme traz histórias paralelas que retratam a trajetória de duas pessoas em situação de sofrimento psíquico. Esse é o roteiro central do curta metragem, ficção que foi roteirizada, produzida e encenada por frequentadores da rede pública de saúde mental do município de Guarulhos.
O trabalho tem a direção geral de Marco Ribeiro, consultor contratado para realizar uma oficina de vídeo para usuários e trabalhadores da rede de Saúde Mental de Guarulhos. A atividade faz parte do projeto “Saúde e Cultura: a construção de percursos culturais, itinerantes e imprevisíveis”, financiado pelo Ministério da Saúde e executado pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade.
Um dos personagens é levado ao Hospital público onde tem sua crise contida através de amarras e injeções, a sua revelia. Já a outra personagem é levada ao Centro de Atenção Psíquico Social (CAPS), local onde já estava vinculada e que propõe diferentes estratégias de acolhimento. Nesse espaço prevalece o diálogo e entendimento sobre os problemas enfrentados e participa-se de diversas atividades (oficinas de teatro, música, leitura, assembleia, convivência…) e a medicação é ministrada ante seu consentimento.
A trilha sonora conta com a significativa participação de dois grupos atuantes na saúde mental. O primeiro, “Harmonia Enlouquece”, nasceu a partir do projeto “Convivendo com a Música” do Centro Psiquiátrico Rio de Janeiro, RJ. O segundo Coral Cênico Cidadãos Cantantes, existente há mais de 20 anos em São Paulo gravou a música “Dor Elegante” especialmente para o curta.
A música Pirex, de autoria do cantor Itamar Assumpção, que foi escrita a partir do encontro do cantor com o Coral Cênico Cidadãos Cantantes, também está entre as músicas que compõem o pano de fundo do curta.
O cine Vladimir Herzog funciona no auditório do mesmo nome no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (rua Rego Freitas, 530 – sobreloja, próximo à igreja da Consolação).
Cenas do curta-metragem “Trajetórias de uma crise”