Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Chapa FENAJ em Luta é eleita com 94% dos votos

Redação - FENAJ

A Chapa 1 – FENAJ em Luta pelos jornalistas, por direitos e democracia foi eleita para dirigir a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) no triênio 2025-2028. O grupo encabeçado pela jornalista Samira de Castro, reeleita na presidência, obteve 94% dos votos válidos, consolidando a vitória da única chapa inscrita no pleito.

Diferente da eleição anterior, que contou com três dias de votação, o pleito deste ano foi em dois dias, realizado em 15 e 16 de julho. A chapa teve 1.889 dos 2003 votos. Também foram registrados 42 votos brancos e 72 nulos.

O grupo que vai dirigir a FENAJ a partir de agosto conta com a participação de representantes de 22 sindicatos da base da FENAJ, com o apoio de 29 das 31 entidades filiadas, evidenciando ampla adesão e respaldo da categoria ao projeto político que vem sendo conduzido pela atual gestão.

O resultado da eleição reafirma a confiança no projeto liderado por Samira, que defende, entre outras pautas, a valorização do jornalismo, a atualização da regulamentação profissional, a luta contra a precarização do trabalho, o combate à violência contra jornalistas e o fortalecimento das entidades de base.

Compromissos

A presidenta reeleita agradeceu o apoio e destacou o compromisso da nova diretoria com a democracia, os direitos humanos e a construção de políticas públicas para a comunicação no Brasil.

“Seguimos firmes na defesa de uma FENAJ combativa, democrática e plural. Agradeço a confiança da categoria e dos sindicatos que seguem unidos conosco nessa caminhada”, afirmou Samira de Castro.

Segundo Samira, a nova direção da FENAJ atuará em um cenário desafiador para o jornalismo brasileiro, com foco na ampliação da organização da categoria, na pauta da valorização profissional e na construção de estratégias nacionais contra a desinformação e pela democratização da comunicação.

Comissão Nacional de Ética

Os jornalistas elegeram os cinco membros da Comissão Nacional de Ética da entidade, além de indicar os dois suplentes. Veja os resultados:

Eleitas(os):
– Marjorie Moura (BA) 1.346 votos
– Fernanda Viseu (ERJ) 1.133 votos
– Silvia Fernandes (RS) 998 votos
– Franklin Valverde (SP) 964 votos
– Edgar Rebouças (ES) 930 votos

Suplentes:
– Luiz Cordeiro (AC) 875 votos
– Célio Martins (PR) 673 votos

Samira de Castro chamou atenção para a questão de gênero nesta eleição: eram três candidaturas femininas e quatro masculinas e as mulheres foram eleitas com maioria dos votos para a Comissão Nacional de Ética.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo