Com urnas físicas instaladas nas redações e na sede do Sindicato, além da possibilidade de voto virtual, a Chapa 1 “Resistir, Lutar e Avançar” foi eleita com 95,88% dos votos válidos.
Nos dois dias de pleito, a categoria participou do processo e ampliou a votação em relação às eleições anteriores. No total, 812 jornalistas participaram da eleição, contabilizando 753 votos válidos de acordo com as regras estatuárias.
A Chapa 1, única a concorrer ao pleito, recebeu 722 votos, com 31 votos brancos e nulos.
A campanha eleitoral contou com um trabalho intenso dos candidatos e candidatas, com visitas aos locais de trabalho, confraternizações com as e os jornalistas, além de debates presenciais e virtuais com a categoria.
Thiago Tanji, presidente reeleito para o novo triênio, comentou que este foi um dos melhores resultados eleitorais dos últimos anos. “A gente agradece cada voto e cada apoio que tivemos. Isso é fundamental; isso nos enche de alegria e orgulho. E agora, temos que continuar nossa luta incansável por salários, por direitos, por dignidade, fazendo com que cada jornalista em todo o estado de São Paulo veja no Sindicato uma referência, independentemente de onde ele esteja”, afirma.
Durante o período eleitoral, diversas atividades foram organizadas pela Chapa 1, como visitas aos locais de trabalho e debates virtuais, abordando temas de interesse para a categoria, como a pejotização e os desafios do jornalismo diante das mudanças estruturais da profissão. Todas as lives foram gravadas e podem ser acessadas aqui.
A nova diretoria assume o comando da entidade a partir do dia 23 de agosto de 2024, com término do mandato em agosto de 2027.
Comissão de Ética
Com cinco candidatos para cinco vagas, os jornalistas elegeram a nova Comissão de Ética: Mônica Zarattini, Flávio Carrança, Fábio Venturini, Franklin Valverde e Joel Scala serão os representantes da categoria no zelo pelo compromisso e respeito à conduta ética de nossa profissão.
A votação na Comissão contou com 2,45% de votos em branco e 0,6% nulos. Mônica Zarattini, a mais votada, recebeu 638 votos; Fábio Venturini, 495 votos; Franklin Valverde, 509 votos; Flávio Carrança, 513 votos; e Joel Scala, 481 votos.
Confira como foi a votação: