No próximo dia 13 de dezembro, terça-feira, a partir das 19 horas, no Espaço Vert (Rua Rei Salomão, 231 – Distrito de Sousas – Campinas/SP), ocorre A 14ª edição do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo. O Prêmio conta com apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo – regional Campinas, Associação Campineira de Imprensa (ACI) e Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom) e do Grupo DPaschoal. Os jornalistas Caco Barcellos e Natália Ariede serão mestres de cerimônia do evento.
Caco Barcellos é natural do Rio Grande do Sul, nascido na capital gaúcha, se especializou no segmento do jornalismo investigativo e tem longa trajetória como repórter de televisão. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura duas vezes, pelos livros Rota 66 e Abusado. Natália Ariede é também repórter de televisão. Natural de São Paulo/SP, graduou-se em jornalismo pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru/SP.
O evento a ser conduzido por Caco e Natália será marcado pelo anúncio dos seis vencedores da 14ª edição do Prêmio FEAC de Jornalismo. Na oportunidade, serão também apresentados o(a) autor(a) do trabalho que conquistará o Grande Prêmio FEAC de Jornalismo 2011 e o jornalista que receberá o Troféu FEAC-DPaschoal Jornalista Solidário. No total, 18 trabalhos concorrem a prêmios de R$ 3,5 mil nas categorias Cinegrafista, Fotojornalismo, Mídia Impressa, House Organ, Televisão e Rádio. O vencedor do Grande Prêmio FEAC de Jornalismo ainda será premiado com outros R$ 4 mil, em reconhecimento pelo melhor trabalho do ano.
O quadro de finalistas que disputa a edição 2011 do Prêmio Fundação FEAC de Jornalismo está formado por:
Na categoria Cinegrafista os três classificados são Oscar Herculano, da TV PUC-Campinas, com a reportagem “Patrulheiros”; Pedro Luis Sardeli, da TV Band Campinas, com “Tae Kwon Do: Um golpe de cada vez” e Vanderlei Bonifácio Duarte, da EPTV Campinas, com “Educação que transforma: o exemplo da professora Claudia”.
Na modalidade Fotojornalismo, os finalistas são todos integrantes da redação do diário Correio Popular, do Grupo RAC: César Augusto Alves Rodrigues, com a foto “Diferenças ‘desaparecem’ com a convivência diária”; Janaína Ribeiro Maciel, com “Movimentos que libertam”; e José Eduardo Fortes, com a imagem “Menor é aprovado para curso no Bento Quirino”.
Amanda Maria Artioli, do Jornal da PUC-Campinas, com a reportagem “Alunos do CCV praticam a responsabilidade social”; Barbara Guatieri Beraquet, do periódico A Tribuna, com “Ser criança… tudo de bom”; e Luciane Modenese, de JornaLivro, e seu “Informativo do Projeto Passa Balaio Transformando Sonhos” são os classificados na categoria House Organ.
O jornal Correio Popular também tem duas jornalistas como finalistas na categoria Mídia Impressa: Adriana Leite e Silva, com a reportagem “O longo e duro caminho até os primeiros passos”; e Kátia Margarete Camargo Marson, com “Médico cheio de truques”. Além delas, a jornalista Ana Paula Ferraz Pontes, da revista “Almanaque Cultura”, também é uma das finalistas, concorrendo ao prêmio justamente com esta publicação.
Já na categoria Rádio, um dos finalistas é André Juliano Berenguel, da Rádio BandNews Campinas, com a reportagem “Sementes da Esperança”. Os outros dois finalistas integram a equipe da rádio CBN Campinas: Flávio Henrique Botelho de Oliveira, com “Reciclagem e arte transformam a vida de meninos carentes da região do Jardim São Marcos em Campinas”; e Leonardo Cassano, com “Terceiro sinal: Teatro como forma de reescrever histórias de vida”.
A modalidade Televisão conta com trabalhos de diversas emissoras. Graziela Félix, da Rede Família de Televisão, com a matéria “Sustentabilidade: da escola para o mundo”; Marcelo Ferri de Carvalho Dias, da EPTV Campinas, com a reportagem “Educação que transforma: o exemplo da professora Claudia”; e Wellington França Bueno, da TV Band Campinas, com a série de reportagens “Amigos do bem”, disputam o prêmio nessa categoria.
Exatos 84 trabalhos, publicados e/ou divulgados por veículos de comunicação no período de 04 de outubro de
Informações: (19) 3794-3511/3526.
www.feac.org.br/premio