Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Cândida Vieira, presente!

Sindicato do Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Profundamente consternada, a diretoria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) comunica à categoria o súbito falecimento neste sábado, 18 de janeiro, da querida companheira Cândida Maria Vieira, diretora de Ação Sindical da nossa entidade e combativa participante, por décadas, do movimento sindical brasileiro.

A morte repentina de Cândida chocou e entristeceu familiares, amigas, amigos e camaradas de lutas. A todas e todos, e especialmente a seus filhos, Renoir e Pablo Vieira, e a seu irmão Rafael Vieira, o SJSP se dirige para manifestar máxima solidariedade e apoio.

Cândida exerceu importantes cargos no SJSP desde 2009, quando ingressou na diretoria. No período de 2012 a 2017 foi secretária de Administração e Finanças, e de 2017 a 2023 foi secretária-geral, cargo que na nossa entidade corresponde à vice-presidência. Na presente gestão, iniciada em agosto de 2024, ela assumiu uma das diretorias de Ação Sindical.

Sua trajetória profissional iniciou-se em 1990, como jornalista do Sindicato dos Editores de Livros, onde trabalhou até 2006. A partir daí, ela atuou profissionalmente em diversas entidades de representação de classe, entre as quais o Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal (Sintrajud-SP) e o Sindicato dos Metroviários de São Paulo.

Merece destaque sua atuação no Sindicato dos Trabalhadores da Produção, Transporte, Instalação e Distribuição de Gás Canalizado do Estado de São Paulo, conhecido como Sinergia Gasista, onde Cândida trabalhou por mais de uma década, apoiando, adicionalmente, a organização do Centro de Documentação e Memória (CDM), criado em 2008 com a finalidade de “preservar e divulgar a história” do Sinergia Gasista, bem como “dos trabalhadores e de suas lutas”.

Outro aspecto relevante da sua vida profissional se deu na Prefeitura paulistana, em administrações eleitas pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Trabalhou na gestão de Luiza Erundina, como jornalista da Companhia Municipal de Transportes Coletivos (CMTC, hoje extinta), e na gestão de Marta Suplicy, na Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SPTrans).

Nos últimos dez anos, atuou como assessora de imprensa do vereador da capital, eleito deputado estadual em 2022, Paulo Batista dos Reis (deputado Reis). “A trajetória de Cândida Vieira é marcada por um profundo engajamento social e por uma incansável luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. Seu jeito meigo, acolhedor e suas risadas ficaram marcadas em nossos corações. Sua partida foi uma grande perda para o nosso mandato”, declarou, em nota de pesar, o parlamentar do PT.

“Cândida sempre foi muito prestativa e cuidadosa. Foi durante alguns anos responsável pela intermediação entre a diretoria e a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial-Cojira, contribuindo com sua dinâmica e funcionamento”, relata o colega Fábio Soares, membro do Conselho Fiscal do SJSP e coordenador da Cojira-SP.

A companheira Cândida contribuiu com a consolidação do SJSP e com a defesa intransigente da nossa categoria profissional em momento histórico bastante árduo para o Sindicato e para os jornalistas.

A ela, nossas homenagens.

Cândida Vieira, presente!

São Paulo, 19 de janeiro de 2025

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo