Informamos que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo há mais de 15 dias enviou mensagem ao presidente do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo, Marcelo Batuíra, comunicando o fechamento da Campanha Salarial 2012/2013, mas infelizmente até o momento não houve nenhuma resposta no sentido de assinar a Convenção Coletiva de Trabalho.
O último contato entre os sindicatos foi realizado antes do feriado de 15 de novembro quando os patrões afirmaram que estavam revisando o texto da Convenção para então proceder a assinatura.
Prevendo possíveis atrasos, o SJSP solicitou na mensagem que a entidade já enviasse comunicado às empresas em todo o Estado anunciando o fechamento da Campanha Salarial e orientando os valores a serem aplicados nos salários e demais benefícios econômicos, retroativos a 1º de junho.
Também solicitamos que comunicassem que o resíduo dos meses de junho, julho, agosto, setembro e outubro seja divido em no máximo três (3) vezes, sendo aplicado nas folhas de pagamento de novembro, dezembro e janeiro.
Infelizmente, até o momento, não temos nenhuma resposta do sindicato patronal. Portanto, caso venha a ocorrer, o atraso em mais um mês na aplicação do reajuste aos salários, 13º, férias, etc, é responsabilidade exclusiva do sindicato patronal que ainda não procurou os jornalistas para a assinatura formal do acordo, para que, então, possa ser depositado no Ministério do Trabalho e Emprego.
Foto: Dirigentes do Sindicato em manifestação da Campanha Salarial em frente a Rede Bom Dia, em Sorocaba – Bárbara Barbosa