Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas
16° Congresso dos Jornalistas

Avanços e Compromissos marcam o 16º Congresso de Jornalistas

Discussões sobre valorização, saúde mental e o papel das novas tecnologias na busca por um jornalismo mais forte e impactante
Juliana Almeida - SJSP

Terminou na tarde de ontem (6) o 16º Congresso de Jornalistas, com o tema “Jornalistas e o futuro: trabalho, saúde mental e organização sindical nas novas plataformas de comunicação”. O evento aconteceu durante todo o final de semana para discutir o futuro da categoria nos próximos anos. No sábado, foram discutidas as emendas para o texto-guia e para o Estatuto do Sindicato. Foram realizadas também reuniões de grupos de trabalho para discutir as emendas que foram apresentadas no domingo.

Os delegados e observadores presentes levantaram diversos pontos de extrema importância para a categoria e para os trabalhos que serão realizados nos próximos anos pelo SJSP. A valorização da profissão, que cada vez mais vem sendo sucateada e subvalorizada, a pejotização nas redações, as demissões em massa que ocorreram nos últimos tempos e a precarização do trabalho com o surgimento das novas tecnologias.

A saúde mental dos jornalistas também foi enfatizada no evento, devido à sobrecarga de trabalho nas redações e ao desemprego, fatores que têm contribuído para o adoecimento da categoria.

O 16º Congresso dos Jornalistas de São Paulo se realiza em um contexto de reconstrução democrática da profissão, após um período de ataques à liberdade de imprensa e aos direitos humanos. Diante dos desafios políticos e tecnológicos, o sindicato busca traçar estratégias para fortalecer o jornalismo e garantir a proteção e valorização dos profissionais que são fundamentais para a sociedade.

Os presentes também discutiram a importância da PEC do Diploma para a regularização da profissão.

“Discutimos questões que são centrais para a nossa categoria: falar sobre a tecnologia, temas como a inteligência artificial e como a crise estrutural das empresas provocada pelas plataformas de comunicação, Google, Facebook, e etc., trazem problemas diretos para o desenvolvimento do nosso trabalho jornalístico. Então, vemos que hoje há uma destruição de empregos, a precarização, rebaixamento de salários, porque a fonte de financiamento das empresas tradicionais secou. Diante disso, a gente tem um problema sério e temos que enfrentar esse problema. Foram três dias de muito debate, foram três dias de muita conversa, muita troca. Todos os delegados e delegadas vieram aqui com um objetivo: organizar a categoria, fazer a discussão para que a gente consiga representar a nossa categoria da melhor forma”, comenta o presidente do SJSP, Thiago Tanji.

Nos próximos dias, serão divulgadas as resoluções e a carta São Paulo, aprovadas no congresso.

Fotos: Eduardo Viné

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo