A vigilância e o diálogo organizados pela Regional Ribeirão Preto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) garantiram diversos direitos para o cargo de jornalista oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos no edital 01/2024.
Após contato do Sindicato com a autarquia, o SAAE prontamente retificou o edital, atendendo nossas orientações em relação:
- à jornada, reduzida de 40 para 30 horas semanais
- à exigência do diploma específico de jornalismo, no lugar de exigir formação apenas em comunicação social
- à exigência de registro no MTb, no lugar de registro em “conselho de classe”, que o Jornalismo não tem
Isso é conquista do movimento sindical, da categoria organizada enquanto classe trabalhadora fazendo valer seus direitos por meio da organização política.
A luta em defesa de jornalistas de assessoria de imprensa é um compromisso dessa gestão do SJSP, tem respaldo no Congresso Estadual dos Jornalistas e é feita de acordo com a característica desse segmento, que é diluído em incontáveis locais de trabalho em todo o estado.
Uma conquista de cada vez, uma conquista puxando e motivando a próxima, envolvendo a categoria e propiciando que jornalistas se apropriem do Sindicato como ferramenta de organização e de luta.