Atuação do Sindicato garante jornada especial de jornalista, diploma e MTb em edital

Serviço de Água de São Carlos retifica edital de concurso após diálogo com a direção da Regional Ribeirão Preto
Redação - SJSP

A vigilância e o diálogo organizados pela Regional Ribeirão Preto do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) garantiram diversos direitos para o cargo de jornalista oferecido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de São Carlos no edital 01/2024.

Após contato do Sindicato com a autarquia, o SAAE prontamente retificou o edital, atendendo nossas orientações em relação:

  1. à jornada, reduzida de 40 para 30 horas semanais
  2. à exigência do diploma específico de jornalismo, no lugar de exigir formação apenas em comunicação social
  3. à exigência de registro no MTb, no lugar de registro em “conselho de classe”, que o Jornalismo não tem

Isso é conquista do movimento sindical, da categoria organizada enquanto classe trabalhadora fazendo valer seus direitos por meio da organização política.

A luta em defesa de jornalistas de assessoria de imprensa é um compromisso dessa gestão do SJSP, tem respaldo no Congresso Estadual dos Jornalistas e é feita de acordo com a característica desse segmento, que é diluído em incontáveis locais de trabalho em todo o estado.

Uma conquista de cada vez, uma conquista puxando e motivando a próxima, envolvendo a categoria e propiciando que jornalistas se apropriem do Sindicato como ferramenta de organização e de luta.

veja também

relacionadas

mais lidas