Assessoria de Imprensa: SJSP negocia avanços. Assembleia aprova

assesspriaok

A assembleia de jornalistas em Assessoria de Imprensa, realizada na noite do último dia 3, na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), aprovou as novas reivindicações da direção do Sindicato para tentar fechar a Convenção Coletiva 2012-2013. A data base da categoria é 1° de junho e todas as conquistas da negociação serão retroativas.

No econômico, a proposta patronal é de reajuste de salários e benefícios em 4,86%, que equivale à reposição da inflação medida pelo INPC do período. Outras reivindicações dos jornalistas também continuam em negociação, inclusive cláusulas que definem a Abrangência da Convenção e o de Fornecimento de Equipamentos para repórteres fotográficos.

Na cláusula de Abrangência houve acordo e a redação consensual estenderia a nova Convenção Coletiva a jornalistas que trabalham também em Agências de Comunicação. Pela proposta encaminhada pelo Departamento Jurídico do SJSP, a redação seria a seguinte: “A presente Convenção Coletiva abrangerá a categoria dos Jornalistas Profissionais que prestam serviços jornalísticos nas empresas de comunicação corporativa e de assessoria de imprensa localizadas no Estado de São Paulo”.

Já em relação ao Fornecimento de Equipamentos para profissionais de imagem, o Sindicato reivindicou um adicional de 50% para os repórteres que são obrigados a utilizar  equipamentos próprios para a realização do trabalho, como veículos ou câmera fotográfica. Mas a proposta foi rejeitada pelos patrões, com o argumento de que essas coberturas são eventuais tanto nas agências de comunicação como nas assessorias de imprensa.

Depois de muita insistência do Sindicato, a bancada patronal admitiu continuar a negociação do adicional, em nova rodada que ainda deverá ser agendada. Na próxima reunião, a direção do Sindicato quer avançar também nas cláusulas econômicas, tais como aumento real e equiparação salarial em assessorias da Capital, Interior e Litoral, além do fim da pejotização, entre outras reivindicações prioritárias.