“Assessoria de Imprensa no centro dos grandes acontecimentos” é tema do EEJAI, em maio

"Assessoria de Imprensa no centro dos grandes acontecimentos" é tema do EEJAI, em maio

press_london

Nos próximos quatro anos, incluso 2013, todos os holofotes do mundo estarão voltados para o Brasil. Neste novo ano teremos a Copa das Confederações; em 2014, a Copa do Mundo e em 2016, a realização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos na cidade do Rio de Janeiro. Tantos eventos de grande porte gera muito trabalho para assessores de imprensa, tanto na área esportiva como no turismo. O tema ainda pode gerar pautas em outras editorias como Economia, Saúde e Áreas Sociais afins.

Pensando nisso, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), por meio da Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI) realizará seu XXIV EEJAI tratando do tema “A Assessoria de Imprensa no centro dos grandes acontecimentos”. O encontro, ainda em local a definir, acontece entre 24 e 26 de maio de 2013.

A cada dois anos o SJSP realiza o Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAI), que se constitui um foro de debates sobre o exercício da profissão do jornalista em Assessoria de Imprensa, o mercado de trabalho e de comunicação no estado de São Paulo.

O seu objetivo, além de aproximar a categoria, também é o de criar um canal de aperfeiçoamento das técnicas e instrumentos do exercício da profissão de jornalista neste segmento, proporcionando uma discussão de temas relacionados ao Jornalismo, levando em consideração a realidade do atual mercado de trabalho e os novos espaços que se abrem para a atuação; a fim de provocar reflexão sobre os rumos profissionais diante das transformações da Comunicação contemporânea.

A expectativa é de que o XXIV EEJAI reúna cerca de 200 participantes, entre jornalistas de empresas públicas e privadas, professores e estudantes de Jornalismo de todo o Estado. Hoje no Estado de São Paulo temos cerca de 13,5 mil jornalistas com carteira assinada, e cerca de 15 mil em administrações públicas e free lancers.

O encontro abordará temas como “Relação da Mídia com os Grandes Eventos Esportivos”, “Planejamento Estratégico para Grandes Eventos” e “Assessoria de Imprensa em Turismo e Negócios”. Os nomes que farão a apresentação dos temas devem ser definidos na primeira reunião da CPAJAI em 2013, no dia 14 de janeiro.

O XXIV EEJAI é preparatório para o XIX ENJAI, que acontecerá no mês de agosto de 2013, na cidade do Rio de Janeiro.

Saiba mais
A Copa das Confederações FIFA Brasil 2013 acontecerá entre 15 e 30 de junho nas cidades de Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Contará com a participação das seleções do Brasil, Japão, México e Itália (Grupo A) e Espanha, Uruguai, Taiti e um país africano (Grupo B). Os jogos do Brasil na primeira fase serão contra o Japão (15 de junho em Brasília); México (19 de junho em Fortaleza) e Itália (22 de junho em Salvador).

A Copa do Mundo FIFA Brasil 2014 acontecerá entre 12 de junho e 13 de julho de 2014. O evento será realizado em 12 cidades do país: Manaus, Fortaleza, Natal, Recife, Salvador, Cuiabá, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre. As eliminatórias para o torneio já ocorrem nos cinco continentes e o sorteio que definirá os grupos da Copa do Mundo será no dia 1º de dezembro de 2013, em evento que acontece na Costa do Sauípe (BA).

A 31ª edição dos Jogos Olímpicos da era moderna será realizada entre os dias 5 e 21 de agosto de 2016, na cidade do Rio de Janeiro. A competição paraolímpica será na mesma cidade, entre 7 e 18 de setembro. Além do Rio, principal cidade de realização dos Jogos, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília vão receber parte das disputas do futebol olímpico em seus estádios.

Você pode e deve participar

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) mantém uma comissão permanente para discutir assuntos relativos a assessores de Imprensa. Coordenada desde 2010 pelo jornalista Sylvio Micelli, a Comissão Permanente e Aberta de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (CPAJAI), criada há 37 anos na gestão de Audálio Dantas, é um fórum de debates sobre o trabalho em Assessoria de Imprensa que visa discutir as condições do exercício da profissão, informes sobre a carreira e a promoção de cursos e workshops com a finalidade de manter o profissional sempre atualizado com as novas tecnologias de comunicação, bem como antenado com os principais temas e perspectivas de trabalho da profissão.

Você pode participar das reuniões mensais e contribuir com sugestões para ampliar o trabalho do SJSP em defesa dos assessores de Imprensa. A próxima será no dia 28 de janeiro de 2013, às 18:30 horas, na sede do SJSP na Capital, rua Rego Freitas, 530.

Texto da CPAJAI-SJSP

Foto: Centro de impensa das Olímpiadas de 2012, em Londres – Terra