Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assembleias do dia 12 trarão abordagem também para jornalistas da Internet

Assembleias do dia 12 trarão abordagem também para jornalistas da Internet


tab_campanha _2014 1

 

A Campanha Salarial de Jornais e Revistas da Capital, Litoral e Interior, Assessoria de Imprensa e Internet de 2014/2015 será deflagrada em assembleias que se realizam na próxima segunda-feira (dia 12), a partir das 11h30, na sede do Sindicato e também nas Regionais.
Nelas serão discutidos os itens que comporão a pauta unificada de reivindicação a ser apresentada aos patrões durante as negociações (ver tabela acima). A data base da categoria é dia 1º de junho.

A principal reivindicação do item econômico é reposição da inflação (INPC), mais 3% de aumento real, que daria um índice próximo a 10% (O INPC de abril e maio ainda não foram fechados).

Internet

O Sindicato, desta vez, vai formular a Campanha Salarial junto a jornalistas que atuam em Internet. Trata-se de uma luta difícil, uma vez que os patrões deste segmento não registram como jornalistas os profissionais que efetuam os conteúdos dos portais e, não adotando a Convenção Coletiva da categoria, eles muitas vezes trabalham com perdas, não apenas no piso salarial, como também na jornada de trabalho e em outros benefícios.

Desde 2011, a direção do SJSP tenta negociar com representantes do Sindicato de Empresas de Internet do Estado de São Paulo (SEINESP). Em uma das reuniões realizadas, o então presidente da entidade patronal, Roque Abdo, disse que a função de jornalista não faz parte do quadro profissional das empresas de internet. Na verdade, estas empresas estão enquadrando os jornalistas de maneira equivocada.

“A forma de corrigir este erro é a realização de uma convenção coletiva para os jornalistas que trabalham na área. Recebemos várias reclamações de jornalistas de portais. Nesse sentido, a nossa intenção é regularizar a situação” afirmou Guto.

A negociação com empresários do sindicato patronal de Internet faz parte da pauta de reivindicações da Campanha Salarial de 2014 e o Sindicato não medirá esforços para avançar na negociação deste segmento, mesmo que seja necessário apelar para medidas judiciais.

Para avançar neste ponto, os jornalistas que prestam serviço para as empresas de internet precisam participar da Assembleia e reforçar a Campanha Salarial.

 

 

Os editais de convocação das assembleias estão nos links abaixo:

 

Edital Capital

Edital Interior

Edital Assessoria de Imprensa

Edital Internet

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo