Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Assembleia de Jornais e Revistas da Capital rejeita proposta patronal e reafirma a luta por salários dignos e direitos

Redação - SJSP

Quase 100 jornalistas reunidos em Assembleia na manhã de segunda-feira (23) recusaram a primeira proposta apresentada pelo Sindicato das Empresas de Jornais e Revistas de São Paulo (SindJoRe) na última rodada de negociação (18) para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) das empresas de Jornais e Revistas da Capital.

A assembleia, por unanimidade, rejeitou a proposta por entender insuficiente os valores dos reajustes e as condições apresentadas pelos patrões. Veja aqui a proposta.

Com isso, as e os jornalistas decidiram reafirmar parte importante da pauta de reivindicações apresentada, ressaltando pontos fundamentais para a assinatura do novo acordo. A contraproposta construída pela assembleia reivindica:

  • Reajuste dos salários e cláusulas econômicas válido para 1º de junho (data-base), de 6,2%, com exceção do Vale-Refeição;
  • Reajuste do piso de 7,2%;
  • Valor de R$ 35 diários para o VR para todas as empresas (independentemente da quantidade de jornalistas contratados), sem desconto do benefício, independentemente dos salários;
  • Manutenção das demais cláusulas da CCT, com alteração e acréscimo das reivindicações aprovadas pelos trabalhadores na pauta de reivindicação nas seguintes cláusulas:
    Cláusula 6ª – Garantia de Igual Salário/Remuneração
    Cláusula 13ª – Horas Extras/Pontes
    Cláusula 21ª – Berçários, Creches e Convênios
    Cláusula 45ª – Licença Parental
    Cláusula 46ª – Estabilidade para Mães e Pais após o Nascimento dos Filhos

A próxima rodada de negociação entre o Sindicato Patronal e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) será na quarta-feira (25), em reunião virtual. Caso seja apresentado nova proposta, uma assembleia será convocada para quinta-feira (26) em dois períodos: às 10h30 e 20h00. A reunião ocorrerá pelo Google Meet, e o link será enviado nos grupos de WhatsApp do Sindicato com as redações, ou pode ser solicitado pelo número (11) 91372-7285.

É hora de mobilizar!

As trabalhadores aprovaram a pauta de reivindicações no final de março, e somente agora as empresas apresentaram a primeira respostas das reivindicações, muito aquém do esperado pela categoria. Na assembleia, a percepção da categoria é a de que os patrões esperam “ganhar” com o atraso das negociações, propondo os reajustes não retroativos à data-base (1° de junho), o que impacta na reposição salarial dos trabalhadores.

É importante que cada jornalista participe ativamente da Campanha Salarial, comparecendo nas assembleias e chamando os colegas para as mobilizações necessárias para pressionar os patrões. É com a participação de todos e todas que conseguiremos avanços nas nossas reivindicações.

veja também

relacionadas

mais lidas

Ir para o conteúdo