A Assessoria de Imprensa da Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SSJP) que a entidade não irá distribuir coletes de identificação aos jornalistas que cobrirão as manifestações de protesto contra o aumento da tarifa do transporte público a ser realizada na tarde de hoje (17/06).
No entanto, a Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos (ARFOC-SP) irá distribuir aos seus associados um colete de cor azul para identificação dos profissionais. A iniciativa da ARFOC-SP foi comunicada oficialmente ao Secretário de Segurança ainda no final de semana, o que acabou por gerar o mal entendido que a iniciativa seria da Secretaria.
Segundo o assessor de imprensa da SSP, Lucas Tavares, a entidade apoia a iniciativa de que os jornalistas profissionais tenham uma identificação clara durante a cobertura dos eventos, mas esclarece que não cabe a ela fazer tal identificação,
Assim, os fotojornalistas e repórters cinematográficos serão identificados com o colete oficial da ARFOC, que sera distribuído antes do início da manifestação.