O “Ato em Defesa da Democracia e do Sindicato”, que ocorre nesta terça-feira (8), tem transmissão ao vivo, a partir das 19h, direto do auditório Vladimir Herzog, sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), no centro paulistano. Clique aqui para acompanhar a transmissão pela fan page do SJSP.
Entre as presenças confirmadas estão a cartunista Laerte Coutinho, do blogueiro Eduardo Guimarães e de jornalistas como Barbara Gancia, Breno Altman, José Arbex Jr., Laura Capriglione, Laurindo Lalo Leal Filho, Maria Inês Nassif, Paulo Moreira Leite e Paulo Salvador.
O Ato é um momento de reafirmar a defesa da democracia em no país, submetido desde 2016 a um governo de exceção. O evento também marca os 81 anos do Sindicato, que se completaram no último dia 15 de abril, reforçando a importância da entidade para o jornalista e para o jornalismo, especialmente na conjuntura de “reforma” trabalhista em que o SJSP tem sido alvo de ataques pelas empresas de comunicação. Mais do que nunca, a entidade se mostra fundamental para defender as condições de trabalho dos jornalistas, submetidas a forte pressão de precarização.
Também participam do Ato representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), da Comissão de Justiça e Paz, do Grupo Tortura Nunca Mais-SP, dos sindicatos dos Artistas e dos Radialistas de São Paulo.