Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Agressões a jornalistas são investigadas pela Secretaria de Segurança Pública

Agressões a jornalistas são investigadas pela Secretaria de Segurança Pública


violencia1

 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de SP (SJSP) enviou ofício à Secretaria de Segurança Pública, no dia 19 de julho, pedindo providências a casos específicos de violências físicas e morais contra jornalistas. O intuito da ação é assegurar que os jornalistas possam atuar com segurança e também de que os agressores sejam punidos por seus atos.

Para a direção do SJSP, casos de violência aos profissionais da área jornalística não são raros e, infelizmente, cada dia mais, a sociedade se depara com agressões aos jornalistas durante o exercício de suas funções. “Além da sobrecarga de trabalho e da pressão rotineira, a categoria sofre com a violência do assédio moral e do risco de agressões físicas durante a jornada de trabalho”, alertam os dirigentes da entidade.

Em 1º de junho, quando é celebrado o Dia da Imprensa, o SJSP publicou nota em que solicitou o apoio das autoridades judiciárias e legislativas para que os profissionais pudessem exercer o seu trabalho com garantia de segurança e sem risco à saúde e à integridade física e moral. O texto citou episódios recentes de violência contra trabalhadores, como o caso de uma repórter da Rádio Brasil de Santa Bárbara d’Oeste, que foi vítima de um sequestro-relâmpago logo que saía do trabalho e mais dois jornalistas da TV Record que sofreram ameaças para que abandonassem investigações que eram feitas na ocasião.

As várias e graves denúncias motivaram o SJSP a enviar também a solicitação de providências à Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. A resposta recebida foi a de que todos os casos foram enviados às delegacias responsáveis e inquéritos policiais foram instaurados. No momento todos os episódios são investigados. 

O Sindicato também recebeu ofício como resposta da Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo informando que o pedido realizado pelo entidade alertando sobre a violência contra os jornalistas foi “encaminhado ao Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo para as devidas providências”.

É por isso que, mais do que nunca, o Sindicato continua acompanhando os casos para exigir apuração rigorosa e punição dos eventuais culpados. “Ao mesmo tempo, continuamos com uma atuação sindical e de negociação com as empresas para acabar com a violência contra os profissionais de imprensa e para que os trabalhadores consigam exercer suas funções com maior segurança”, afirma a direção do SJSP.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo