Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

A falta que você faz: o drama dos desaparecimentos

"A falta que você faz" retrata drama dos desaparecimentos

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta de 12 a 30 de setembro de 2018, no MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, a mostra imersiva “A falta que você faz”, com retratos da fotógrafa brasileira Marizilda Cruppe. A instalação conta um pouco da história, desafios e angústias de 16 famílias que sofrem com o desaparecimento de um familiar, uma experiência invariável e incontestavelmente devastadora.

Realizados entre agosto de 2016 e dezembro de 2017, os retratos e depoimentos que compõem a mostra, com vídeos produzidos com apoio da Realejo Filmes, foram editados em video mapping por Rogério Costa especialmente para o espaço do museu paulistano. Assim, o visitante da exposição vivencia uma experiência de imersão no drama das personagens.

“Quando se expande o material, você diminui o papel do espectador, que se vê cercado por imagens de grande apelo visual. Você vê a pele das pessoas, ouve seus relatos e sente empatia pelo sofrimento delas”, declara Marizilda, que acredita no potencial transformador e mobilizador da imagem.

Com essa exposição, que foi exibida no ano passado no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília, a fotojornalista e o CICV ampliam o alcance da questão do desaparecimento para um público mais vasto, sensibilizando-o quanto a esse tema que aflige milhares de pessoas.

Segundo um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) durante o ano de 2017, 82.684 casos de desaparecimentos foram reportados às polícias civis no Brasil. Somente em São Paulo, onde o CICV desenvolve atividades para responder à problemática, foram registrados 25.200 desaparecimentos em 2017.

“As famílias têm o direito de saber o paradeiro e o que aconteceu com seu ente querido. Precisamos acabar com o silêncio em torno desse problema”, afirma a chefe da delegação do CICV para Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai, Simone Casabianca-Aeschlimann.

Reconhecendo a multiplicidade e a gravidade dos problemas enfrentados pelos familiares de pessoas desaparecidas, o CICV trabalha para identificar e compreender suas necessidades e, assim, apresentar às autoridades responsáveis recomendações e apoio para que ofereçam respostas adaptadas nesse sentido. Essa ação humanitária é desenvolvida em várias partes do mundo.

Marizilda Cruppe é fotojornalista. Em sua experiência profissional, acumula passagem de 20 anos pelo jornal O Globo, além de colaborações para o The New York Times, The Guardian, Svenska Dagbladet, além das revistas TPM e Trip. Desenvolve séries fotográficas para organizações não-governamentais como Greenpeace, Médicos Sem Fronteiras, Human Rights Watch, Oxfam, Banco Mundial e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Foi jurada do concurso World Press Photo em duas ocasiões e participou de comitês de seleção e projetos na área de educação da mesma fundação.

Serviço:
Exposição: “A falta que você faz”, fotografias de Marizilda Cruppe, vídeos da Realejo Filmes e video mapping de Rogério Costa
Abertura: 11 de setembro, terça-feira, às 19h
Período expositivo: de 12 a 30 de setembro de 2018

Local: Museu da Imagem e do Som – MIS
Endereço: Avenida Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo – SP
Telefone: (11) 2117 4777
Horários: de terça a sábado, das 10 às 20 horas; domingos e feriados, das 9 às 18 horas
Entrada gratuita
http://www.mis-sp.org.br/

Site Oficial: www.afaltaquevocefaz.cicv.org.br

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo