O Sindicato dos Jornalistas (SJSP) e o Sistema A Tribuna assinaram acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) referente ao ano de 2022. A base de cálculo será de 36% do salário de abril, limitado ao teto de R$ 3.150,00. O pagamento será em maio.
Jornalistas com contrato ativo em maio de 2023 e que tenham trabalhado o período completo de 1º/12/2021 a 30/11/2022, receberão a PLR integralmente. Já para os ativos em maio de 2023 e admitidos após o período de 1º/12/2021 a 30/11/2022, o pagamento será de forma proporcional.
O acordo se assemelha ao debatido com a categoria no ano passado.
A PLR é direito estabelecido na Constituição Federal. Nos últimos anos, por intransigência do sindicato patronal (Sertesp), a convenção coletiva de trabalho (CCT) de rádio e tv exclui a cláusula da PLR, o que faz o SJSP buscar acordos coletivos com as empresas organizando a categoria, por meio de assembleias, como forma de garantir esse direito.
Organizar a luta para conquistar
É importante que as e os jornalistas de rádio e tv contatem o Sindicato para convocar assembleias e organizar a luta pela PLR:
Capital e grande São Paulo – jornalista@sjsp.org.br
No Interior e litoral – secretariadointerior@sjsp.org.br
REGIONAIS:
regionalabcd@sjsp.org.br
regionalbauru@sjsp.org.br
regionalcampinas@sjsp.org.br
regionalribeirao@sjsp.org.br
regionalsorocaba@sjsp.org.br
regionalpiracicaba@sjsp.org.br
regionalsantos@sjsp.org.br
regionalvale@gmail.com