Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Jornalismo de qualidade é o garantidor da Liberdade de Imprensa

Jornalismo de qualidade é o garantidor da Liberdade de Imprensa


 

logo_fenaj 12

 

A necessidade da livre circulação de informações de interesse público foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com a criação do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado em 3 de maio. Neste ano, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) soma-se à UNESCO, órgão da ONU para a cultura, para ressaltar a importância do Jornalismo como atividade essencial às liberdades de expressão e de imprensa.

A UNESCO pronunciou-se pela melhoria da qualidade do Jornalismo. A Fenaj, igualmente, defende a necessidade da prática do verdadeiro Jornalismo, que se efetiva na produção e difusão de informações de interesse público, relevantes para a constituição da cidadania.

O Jornalismo não pode se confundir com o entretenimento, a espetacularização das mazelas humanas ou a mera opinião de uns poucos privilegiados com acesso aos meios de comunicação de massa. O Jornalismo é produção do conhecimento imediato da realidade; é, portanto, necessário para o debate da esfera pública e para a ação dos cidadãos e cidadãs.

Diante da chamada sociedade da informação, na qual as tecnologias possibilitam a circulação de uma profusão de dados, a Fenaj parabeniza a UNESCO pelo reconhecimento da necessidade do Jornalismo e chama a atenção para a importância do profissional jornalista. Não existe apuração criteriosa dos fatos nem confrontação de opiniões e de versões sem a mediação do jornalista.

Por isso, a Fenaj defende a regulamentação da profissão de jornalista, com a retomada da exigência da formação de nível superior específica para o exercício profissional, por meio da aprovação da chamada PEC dos Jornalistas. Defende também um novo marco regulatório para o setor das comunicações no Brasil, para que a liberdade de imprensa seja, de fato, um direito da sociedade e não um direito apropriado pelas empresas de comunicação.

Os jornalistas brasileiros são os verdadeiros defensores da liberdade de imprensa no pais e lutam cotidianamente para que este direito social seja assegurado. E, cada vez mais, contam com o apoio de diversos segmentos da sociedade na busca desta conquista. A liberdade de imprensa é uma necessidade para a democracia e constituição da cidadania.

 

Diretoria da Fenaj

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo