Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

EBC acirra desmonte da comunicação pública

EBC acirra desmonte da comunicação pública como novo PDV

Em nota, os sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro, e a Comissão de Empregados da Empresa Brasil de Comunicação criticam a ampliação do desmonte da EBC e alertam os trabalhadores para os riscos de adesão ao Plano de Desligamento Voluntário (PDV). Cofira a íntegra: 

Em pleno cenário de ameaças à existência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) pelo atual governo e também pelo governo que terá início em 1º de janeiro, a direção da empresa pública lança um novo Plano de Desligamento Voluntário (PDV). A estratégia alimenta o medo dos empregados e amplia o desmonte da comunicação pública federal.

Os Sindicatos dos Radialistas do DF, SP e RJ, os Sindicatos dos Jornalistas do DF, SP e RJ e a Comissão de Empregados da EBC, alertam os trabalhadores para os riscos de adesão ao plano. A proposta não garante o futuro dos funcionários e busca desmobilizar a participação na campanha “Fica EBC”, que vem crescendo no diálogo com a sociedade e com a classe política sobre a importância da empresa e da comunicação pública. 

Os Sindicatos e a comissão de empregados recomendam cautela aos trabalhadores, que não tomem nenhuma medida precipitada, já que a adesão aos PDV's são irretratáveis no caso de adesão voluntária.  O momento pede que todos somem esforços ao comitê criado para defender a EBC, lutando por sua finalidade constitucional e seu papel social, além da manutenção dos empregos públicos que também garantem a autonomia do órgão. 

Neste mesmo cenário, passamos por uma difícil negociação do acordo coletivo, em que a empresa propõe reajuste abaixo da inflação e cortes de direitos sociais. Além disso, rumores de suspensão de programas diários nas Regionais de São Paulo e do Rio de Janeiro, sem plausíveis explicações, ajudam a aumentar o clima de insegurança. Os trabalhadores, no cenário que nos encontramos, precisam estar ainda mais unidos em busca de seus direitos.

Mesmo com a situação de indefinição política, precisamos estar juntas e juntos, somadas ao Comitê Fica EBC, lutando pela comunicação pública e pelos nossos direitos. 

Sindicato dos Radialistas do DF, SP e RJ
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF, SP e RJ
Comissão de Empregados da EBC

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo