Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato protesta contra demissões na Editora Abril

Sindicato protesta contra demissões na Editora Abril


editora-abril-1
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) fez um protesto formal contra as demissões na Editora Abril, em reunião realizada com representantes da empresa na noite de quarta-feira (dia 5). É público que a editora está em ótima situação econômica, e que opera seu negócio com margens elevadas de lucratividade. Ao mesmo tempo, os profissionais que lá trabalham enfrentam grande precarização das condições de trabalho, com o desrespeito à jornada de trabalho, o não-pagamento de horas-extras, o acúmulo de funções e a sonegação de registro em carteira – com a proliferação de PJs ou frilas-fixos.
Quando algumas redações não conseguem manter os altos lucros objetivados, opta-se por cortar empregados, ampliando a carga sobre os que permanecem.
A empresa afirmou que houve a demissão de 20 jornalistas, e que — além dos direitos a que todos têm direito óbvio — foram oferecidos até três salários de gratificação e a extensão do plano de saúde por mais dois meses. Segundo a empresa, houve redução de “algumas redações” nas quais os resultados financeiros estavam ruins. O Sindicato reafirmou sua oposição às demissões, ressaltando que há muito trabalho para o corpo atual de funcionários. As demissões atingiram as masculinas (VIP, Alfa, Man’s Health), o Guia 4 Rodas e Viagem e Turismo, Arquitetura e Construção e as femininas.
O Sindicato dos Jornalistas continua atuando para defender todos os empregos e, quando não consegue barrar as demissões, para dar todo o apoio aos demitidos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo