O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) reabre nesta terça-feira (24), às 19 horas, o Cineclube Vladimir Herzog. A primeira sessão terá exibição e debate do filme-documentário Vlado, 30 anos depois, do cineasta João Batista de Andrade, que também participará da atividade.
Em Vlado, 30 anos depois, João Batista traz a narrativa das circunstâncias do assassinato de Vladimir Herzog e das experiências dos jornalistas que trabalharam com ele. O filme é construído através de depoimentos que remontam o período da época e da morte do jornalistas no DOI-Codi. A câmera, muitas vezes na mão do diretor, gera imagens instáveis e próximas. Alguns dos depoentes se expressam de maneira bastante íntima. O filme, sensibiliza o momento daqueles que passaram pela tortura e pela arbitrariedade da violência empregada pela Ditadura Militar.
O Cineclube
O Cineclube Vladimir Herzog teve um papel importantíssimo na resistência à ditadura e na luta pela redemocratização do país. Filmes como “O Homem que Virou Suco” chegaram a um imenso público a partir das sessões realizadas no auditório Vladimir Herzog do Sindicato. A dispersão que caracterizou o período inicial da redemocratização terminou por tirar forças do cineclube, pois muitos de seus membros atiraram-se na atividade frenética de fundação de partidos, sindicatos, centrais sindicais e organizações de luta.
Algumas iniciativas foram tentadas de retomada do cineclube, porém, terminaram por não vingar. Agora, um novo momento se abre, após 30 anos, em que a luta pela democracia ganha enorme importância. Até por isso, a exibição do filme do Vlado tem um valor simbólico para o Sindicato, pois enaltece a história do auditório da entidade.
As sessões serão exibidas todas às terças-feiras. O segundo filme será apresentado no dia 8 de dezembro, em documentário sobre Carlos Marighela.
Cineclube Vladimir Herzog apresenta:
Vlado, 30 anos depois
dia 24 de novembro, às 19 horas,
Auditório do Sindicato dos Jornalistas
Rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque – São Paulo – SP