Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Repórter fotográfico é ameaçado com arma no rosto pela polícia

Repórter fotográfico é ameaçado com arma no rosto pela polícia

O repórter fotográfico João Leoci foi detido na quinta-feira, 1º de setembro, juntamente com um grupo de 20 pessoas, quando cobria uma atividade na região central de São Paulo, conhecida como “cracolândia”. O psiquiatra Flávio Falcone, que trabalha com redução de danos entre os moradores de rua da região, também foi detido e levado para o 77º DP. Segundo o portal Ponte Jornalismo, o delegado Severino Vasconcelos, titular da delegacia, informou que o grupo estava sendo detido sob alegação de perturbação da ordem pública.

“Eles já chegaram atirando com balas de borracha e soltando bombas. Eu me identifiquei como jornalista e mesmo assim tive uma espingarda calibre 12 apontada para o meu rosto e ordem para que eu parasse de fotografar”, relatou João Leoci, que acompanhava a ação do grupo de apoio de Falcone. Após quatro horas, o grupo foi liberado. 

A ação policial na região tem se notabilizado pelo uso excessivo de força e repressão a pessoas em situação de rua e tentativas de intimidar e coibir o trabalho de profissionais imprensa. O aumento do número de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social é consequência direta da desastrosa política do governo federal, que fez aumentar exponencialmente a miséria no país. 

O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) repudiam mais essa violência contra o trabalho jornalístico e se solidarizam com o repórter fotográfico João Leoci e as demais vítimas dessa ação policial.

São Paulo, 2 de setembro de 2022
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Federação Nacional dos Jornalistas

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo