Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

PL obriga publicações a identificarem fotografias retocadas

Proposta obriga publicações a identificarem fotografias retocadas

Segundo o deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), a medida já é adotada na França. Foto: Pixabay/CCA Câmara analisa o Projeto de Lei 9077/17, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), que torna obrigatório inserir a expressão “foografia retocada” em imagens de pessoas que passarem por processo de edição para serem usadas em revistas, jornais ou materiais publicitários.

Segundo Floriano, o objetivo é evitar que imagens retocadas (ou alteradas) sejam tidas como verdadeiras, induzindo as pessoas a adotar um modelo de beleza como ideal.

“O exemplo mais notório é o do aplicativo Photoshop (editor de imagens), que permite ao usuário, modificar fotografias. Esse aplicativo é muito usado em imagens de mulheres, alterando medidas do corpo, o tom da pele, eliminando rugas, manchas e levando o leitor a criar uma ideia de perfeição”, diz Floriano, acrescentando que na França essa medida já é adotada. 

Tramitação
O projeto será analisado conclusivamente pelas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Defesa do Consumidor e Constituição e Justiça e de Cidadania.

ÍNTEGRA DA PROPOSTA:

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo