Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Capas históricas da Imprensa Negra em exposição até o dia 25 na ALESP

Capas históricas da Imprensa Negra em exposição até o dia 25 na ALESP


convite negra2

 

A abertura da exposição “Imprensa Negra por José Correia Leite”, ocorrida na última segunda-feira (dia 21), na Assembleia Legislativa de São Paulo contou com a presença de deputados estaduais, além de diversos militantes e simpatizantes do movimento negro paulista. Todos vieram apreciar as capas históricas do jornalismo concebidas pela comunidade negra do início do século passado. A exposição é aberta ao público no hall monumental do parlamento paulista e se estende até sexta-feira (dia 25).
Estão expostas as primeiras páginas de publicações da coleção particular de José Correia Leite, que atualmente está sob a guarda do escritor, ator, dramaturgo e cantor negro, Estevão Maya-Maya, que participou do ato. Correia Leite foi fundador e colaborador de diversos jornais tais como Alvorada, Níger, O Clarim d’Alvorada, O Clarim, A Raça, O Mutirão e Senzala concebidos e produzidos para a comunidade negra.

guto_em_exposio_imprensa_negra

A exposição, organizada pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, por meio da Comissão de Jornalistas para a Igualdade Racial (Cojira), teve a presença do presidente da entidade, José Augusto Camargo (Guto) e dos diretores responsáveis pela organização do evento, Evany Sessa, Cândida Vieira e José Eduardo de Souza. O evento tem apoio do mandato do deputado estadual José Cândido (PT/SP) e foi prestigiado pelos parlamentares Adriano Diogo (PT/SP) e Leci Brandão (PCdoB/SP).
Há de se destacar o trabalho de organização do jornalista Osvaldo Faustino, da Cojira e também o apoio do SOS Racismo da Assembleia Legislativa e da vinícola Aliança (que forneceu vinhos e sucos de uva).
O evento, realizado na Semana da Consciência Negra, encerra a programação do projeto Vozes pela Igualdade que visou estimular a reflexão e o debate sobre a cobertura da imprensa sobre a temática, em especial neste Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes, instituído pela ONU.

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo