Campanha Salarial de Rádio e TV: com data-base em 1º de novembro, Sindicato solicita abertura das negociações

Redação - SJSP

Jornalistas que trabalham nas emissoras de rádio e televisão no estado de São Paulo, uma notícia importante! O último domingo, 1º de novembro, marcou nossa data-base para a assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), documento que estabelece os direitos e as condições de trabalho das e dos jornalistas que atuam nesse segmento.

Além das cláusulas que estabelecem o índice de reajuste salarial, a CCT também garante outras condições importantes de trabalho, como a jornada. Nesse sentido, a negociação deste ano terá especial destaque para que possamos garantir e ampliar as conquistas relacionadas à PEC da escala 5×2.

As empresas já tiveram tempo suficiente para analisar nossas propostas e dar início efetivo às negociações. No final de agosto, foram realizadas assembleias com a categoria para a aprovação da pauta de reivindicações, ocasião em que colegas que trabalham nas emissoras puderam apresentar sugestões para a nova CCT.

Além do reajuste dos salários e das demais cláusulas econômicas pela inflação, cujos índices serão apresentados na próxima semana pelo IBGE, lutamos pela recomposição das perdas salariais acumuladas em negociações anteriores, pela reconquista da cláusula de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), entre outras reivindicações.

Mas a discussão sobre a jornada de trabalho terá especial importância. No ano passado, houve uma mudança importante na CCT, com a revisão de uma redação imposta pelas empresas há anos e que prejudicava a vida das e dos jornalistas: ficou garantida uma folga adicional após sete dias consecutivos de trabalho. Porém, com a aprovação da PEC que acabou com a escala 6×1, as empresas não deverão apenas garantir esse novo direito, mas também realizarem uma efetiva redução da jornada de trabalho.

Portanto, é urgente que as negociações sejam iniciadas o quanto antes. Nesta terça-feira, 3 de novembro, o Sindicato encaminhou uma comunicação ao sindicato patronal reivindicando a abertura das negociações. Diante desse cenário, é fundamental que a categoria participe desde o início das discussões, fortalecendo a mobilização e ampliando nossa capacidade de pressão para avançar na conquista de direitos. Vamos juntas e juntos!

veja também

relacionadas

mais lidas