Nas últimas 24 horas, 16 palestinos foram mortos e 39 ficaram feridos em Gaza. O número total de mortos desde 7 de outubro de 2023 subiu para 72.819, com 172.894 feridos. Desde 11 de outubro de 2025, o primeiro dia completo do chamado “cessar-fogo”, Israel matou pelo menos 922 palestinos em Gaza e feriu 2.786, enquanto 781 corpos foram recuperados dos escombros, segundo o Ministério da Saúde palestino.
Um ataque israelense atingiu uma casa na Cidade de Gaza na noite de quarta-feira, matando pelo menos dez pessoas, incluindo quatro crianças e um adolescente, e ferindo mais de 20, segundo o Crescente Vermelho Palestino. Vídeos gravados por jornalistas no local mostram moradores retirando corpos dos escombros, crianças cobertas de sangue sendo levadas às pressas para ambulâncias e multidões gritando em pânico enquanto chamas e fumaça tomam conta da área.
Entre as pessoas assassinadas na residência estavam Sarah Sameh Rajab, 9 anos; Sidra Iyad Azzam e Nour Ahmad Abu Halima, ambos de 12 anos; Yamen Ahmad Abu Halima, de 13; e Israa Emad Salim, de 17.
ONU inclui Israel em lista de perpetradores de violência sexual
A Organização das Nações Unidas (ONU) adicionou Israel a uma lista de perpetradores de violência sexual em zonas de conflito. O embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, revelou a notícia em uma publicação nas redes sociais na quinta-feira, classificando-a como uma “calúnia de sangue”. O Serviço Prisional Israelense está entre as diversas entidades adicionadas à lista da ONU, segundo relatos da mídia israelense, juntamente com outros órgãos oficiais israelenses.
A medida surge após um número crescente de relatos palestinos e internacionais que documentam tortura e abuso sexual de palestinos durante prisões, interrogatórios e detenções em Gaza, na Cisjordânia ocupada e em prisões israelenses.
Hāhona Ormsby, cidadão da Nova Zelândia e participante da Global Sumud Flotilha (GSF), descreveu ao veículo de imprensa neozelandês Stuff o tratamento brutal que recebeu de soldados israelenses. O principal responsável por sua tortura teria dito: “Sou um filho da puta louco. Vou te machucar a cada minuto que você estiver comigo”.
Ormsby descreve ter sido agredido com socos repetidamente, ter ficado inconsciente e ter tido a cabeça pressionada contra a parede durante uma revista íntima, além de um momento angustiante em que um soldado ameaçou usar uma arma de choque em seus genitais. Seu depoimento está disponível aqui.
Morte de três chefes militares do Hamas
Na quarta-feira, 27, o Exército israelense anunciou que ataques no norte de Gaza mataram Izz-al-Din Bik, vice-comandante da brigada do Hamas na Cidade de Gaza e Imad Aslim, comandante do batalhão Zeitoun.
Os ataques ocorreram um dia depois de forças israelenses terem assassinado Mohammed Odeh, comandante militar do Hamas cuja morte o grupo confirmou na quarta-feira. A esposa e os dois filhos de Odeh foram assassinados na mesma ocasião. Mohammed Ahmed, colaborador da Drop Site News, enviou uma reportagem em vídeo sobre o funeral de Odeh, que está disponível aqui.
*Resumo de matéria publicada em inglês na edição de 28 de maio de Drop Site News (confira aqui a íntegra).


