A Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo manifesta sua solidariedade aos colegas Márcio Dias e Gustavo Marques, da equipe de reportagem da VTV (afiliada do SBT na região), vítimas de uma covarde agressão na manhã desta quarta-feira (18), em Jaguariúna. O repórter cinematográfico Márcio Dias foi atingido por socos no rosto e teve seu equipamento de trabalho danificado, enquanto o repórter Gustavo Marques foi hostilizado e ameaçado durante a produção de uma pauta.
O Sindicato expressa seu repúdio a esse ataque inaceitável, motivado por uma tentativa autoritária de impedir o registro de imagens em via pública, o que configura um atentado flagrante à liberdade de expressão e ao livre exercício profissional garantido pela Constituição. É fundamental ressaltar a necessidade urgente de garantir a segurança física dos jornalistas e o pleno direito ao exercício da profissão, condições básicas para a existência de uma imprensa livre e para o funcionamento da democracia. Não aceitaremos que a integridade de nossos colegas seja colocada em risco por atos de intolerância e violência.
O Sindicato coloca-se à inteira disposição dos profissionais da VTV para todo o apoio necessário diante desta situação inaceitável, inclusive para o acompanhamento de eventuais medidas judiciais cabíveis. Exigimos das autoridades a apuração e a devida responsabilização do agressor, já identificado pela polícia em Boletim de Ocorrência.
A segurança dos profissionais da imprensa não pode ser negligenciada e que a violência jamais deve ser tratada como um risco aceitável de nossa profissão. Agredir quem informa é um ataque direto ao direito de toda a sociedade à informação.
Campinas, 19 de fevereiro de 2026.
Regional Campinas do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo


