Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas participa de ato em Mauá e pede que Lula envie petróleo para Cuba

Vilma Amaro - SJSP

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Mauá, na última segunda-feira, 9 de fevereiro, no Grande ABC, para anunciar recursos nas áreas de Educação e Saúde. Presentes o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Camilo Santana (Educação) e Alexandre Padilha (Saúde), entre outras autoridades, além de cinco prefeitos da região. São Caetano do Sul e Diadema mandaram representantes. Centenas de pessoas lotaram o Paço Municipal de Mauá para a visita do presidente Lula, em meio a uma chuva torrencial.

A Regional ABC do Sindicato dos Jornalistas compareceu ao evento e levou uma faixa solicitando ao presidente Lula que envie petróleo para ajudar o povo cubano. Cuba, como é notório, enfrenta graves dificuldades devido ao bloqueio econômico de décadas, agravado agora com o presidente dos EUA, Donald Trump. A falta de energia está provocando um grande apagão em Cuba, que depende do petróleo para a geração de eletricidade, prejudicando escolas, hospitais e toda a população. A faixa despertou curiosidade dos presentes, que perguntaram sobre a situação desse país.

Ao lado do prefeito da cidade de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), o presidente Lula, por meio do ministro Alexandre Padilha, anunciou a entrega de 34 ambulâncias para as cidades da região, além da instalação de uma Policlínica, por meio do PAC Saúde.

Na área da Educação, o ministro Camilo Santana anunciou uma verba de R$ 12,4 milhões para a instalação do Instituto Federal de Mauá, que se soma a recursos já enviados, num total de R$ 44,8 milhões, que inclui a aquisição da FAMA (Faculdades de Mauá), que já funcionava na cidade. Também discursou Silmário dos Santos, reitor do IFESP, que agradeceu a instalação do Instituto. O IFESP deverá atender, em Mauá, 1.400 estudantes.

Após o anúncio, Lula, em seu discurso, lembrou que as ambulâncias foram entregues a prefeituras também do PL, afirmando que não importa o partido do prefeito, uma vez que é o povo que será beneficiado. E criticou as fake news, em especial as que são produzidas por IA, que espalham mentiras. Alertou que a população deve estar atenta contra as fake news espalhadas nas redes sociais. Destacou também a importância dos equipamentos de saúde para a prevenção de doenças que podem ser curadas se detectadas a tempo.

Também estiveram presentes dirigentes de partidos da região e dezenas de sindicalistas.

Foto: Rodrigo Pinto
Foto: Rodrigo Pinto

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo