Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Trabalhadores(as) da TV Alesp lançam manifesto por direitos

Redação - SJSP

Jornalistas e radialistas que trabalham na TV Alesp, (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) vinculados à terceirizada Fundac (Fundação para o Desenvolvimento das Artes e da Comunicação) decidiram, em assembleia, lançar manifesto para expor à sociedade a situação em que se encontram:

Manifesto dos trabalhadores e trabalhadoras da TV Alesp

Somos cerca de 120 profissionais responsáveis pela produção de conteúdo transmitido pelas plataformas de mídia da Alesp, tanto na parte jornalística, como na técnico-operacional e de gestão administrativa.

Nós, que executamos trabalho de tamanha importância social, que é o da comunicação pública, porém, não temos sido devidamente respeitados(as).

Atrasos de 13º salário, incerteza sobre a quitação das verbas rescisórias… Quinze profissionais até agora não receberam os salários de dezembro!

Tudo isso, somado à apreensão quanto ao futuro de nossos empregos, compõe o cenário vivido por nós e nossas famílias desde o final de 2025, com a rescisão pela Alesp do contrato com a Fundac, que será substituída em fevereiro pela EPTV (Emissoras Pioneiras de Televisão), afiliada da Rede Globo.

Tanta insegurança começa a provocar o adoecimento de trabalhadores(as).

Desde 18 de dezembro estamos em estado de greve para lembrar que vivemos à custa do trabalho, temos contas a pagar e lutamos, junto aos sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas, para assegurar o pagamento integral de tudo que nos é devido.

Por meio dos sindicatos, temos solicitado informações sobre qual o valor devido pela Alesp à Fundac. Reivindicamos que o repasse à terceirizada seja condicionado ao pagamento de todos os nossos direitos trabalhistas.

Isso é um dever moral e social, pois trata-se de 120 pessoas que sequer sabem se serão contratadas pela empresa que assumirá no lugar da Fundac.

Conclamamos, enfim, que a sociedade se solidarize conosco e apoie nossas justas reivindicações.

São Paulo, 14 de janeiro de 2026.

APOIAM

  • Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de SP
  • Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado SP

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo