Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Decisão do TJ-RO revoga censura contra reportagem da jornalista Bruna Bronoski, de “O Joio e O Trigo”

Redação - SJSP

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público reiterar seu irrestrito apoio e solidariedade à jornalista Bruna Bronoski e a toda a equipe do veículo de jornalismo investigativo O Joio e O Trigo.

A decisão do desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), que revogou a censura à reportagem “Menos floresta, mais pasto: senador Jaime Bagattoli ameaça a Amazônia com dinheiro do mercado de capitais”, é uma vitória fundamental para a democracia e para o exercício do jornalismo.

A reportagem, que investiga a conexão entre empresas do senador e o fornecimento de gado de áreas desmatadas para grandes frigoríficos, é um exemplo do jornalismo de interesse público que a sociedade brasileira precisa e tem o direito de conhecer.

A liminar que determinou a retirada do ar da matéria e proibiu novas publicações sobre o tema configurava uma censura prévia, prática expressamente vedada pela Constituição Federal. A decisão do desembargador, ao reconhecer que a remoção de conteúdo jornalístico deve ser a exceção e não a regra, e ao destacar a “apuração jornalística robusta e diligente” do Joio, reafirma o papel essencial da imprensa livre no controle social e no debate público.

A argumentação do magistrado de que a censura causa um “dano à liberdade de expressão que não pode ser reparado pecuniariamente” deve servir de diretriz para todo o Poder Judiciário. Bloquear o debate público com a censura é um ataque à própria democracia.

O SJSP e a Fenaj repudiam veementemente qualquer tentativa de cercear o trabalho da imprensa e de intimidar jornalistas que cumprem com seu dever de investigar e informar. A luta contra a censura é uma bandeira permanente da nossa categoria, e celebramos quando a razão e liberdade de imprensa inscrita como direito na Constituição prevalecem.

Colocamo-nos à disposição da jornalista Bruna Bronoski e do veículo O Joio e O Trigo para o que for necessário, reafirmando nosso compromisso inabalável com a liberdade de Imprensa, com a democracia e com o jornalismo ético e investigativo.

SJSP | Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo

FENAJ | Federação Nacional dos Jornalistas

6 de outubro 2025

Veja o posicionamento da repórter:

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo