O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo (SJSP) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) vêm a público reiterar seu irrestrito apoio e solidariedade à jornalista Bruna Bronoski e a toda a equipe do veículo de jornalismo investigativo O Joio e O Trigo.
A decisão do desembargador Alexandre Miguel, do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO), que revogou a censura à reportagem “Menos floresta, mais pasto: senador Jaime Bagattoli ameaça a Amazônia com dinheiro do mercado de capitais”, é uma vitória fundamental para a democracia e para o exercício do jornalismo.
A reportagem, que investiga a conexão entre empresas do senador e o fornecimento de gado de áreas desmatadas para grandes frigoríficos, é um exemplo do jornalismo de interesse público que a sociedade brasileira precisa e tem o direito de conhecer.
A liminar que determinou a retirada do ar da matéria e proibiu novas publicações sobre o tema configurava uma censura prévia, prática expressamente vedada pela Constituição Federal. A decisão do desembargador, ao reconhecer que a remoção de conteúdo jornalístico deve ser a exceção e não a regra, e ao destacar a “apuração jornalística robusta e diligente” do Joio, reafirma o papel essencial da imprensa livre no controle social e no debate público.
A argumentação do magistrado de que a censura causa um “dano à liberdade de expressão que não pode ser reparado pecuniariamente” deve servir de diretriz para todo o Poder Judiciário. Bloquear o debate público com a censura é um ataque à própria democracia.
O SJSP e a Fenaj repudiam veementemente qualquer tentativa de cercear o trabalho da imprensa e de intimidar jornalistas que cumprem com seu dever de investigar e informar. A luta contra a censura é uma bandeira permanente da nossa categoria, e celebramos quando a razão e liberdade de imprensa inscrita como direito na Constituição prevalecem.
Colocamo-nos à disposição da jornalista Bruna Bronoski e do veículo O Joio e O Trigo para o que for necessário, reafirmando nosso compromisso inabalável com a liberdade de Imprensa, com a democracia e com o jornalismo ético e investigativo.
SJSP | Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
FENAJ | Federação Nacional dos Jornalistas
6 de outubro 2025
Veja o posicionamento da repórter:


