Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Audiência na Câmara define que Secom, MGI, Sest e direção da EBC serão oficiados para avançar no Plano de Cargos e concurso público

Redação - FENAJ

Representantes de jornalistas e radialistas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) garantiram, nesta sexta-feira (8/8), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o compromisso da deputada federal Erika Kokay (PT-DF) de oficiar a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom/PR), a direção da EBC, o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para discutir a aprovação e implementação do Plano de Cargos e Remuneração (PCR) da empresa. A deputada também irá cobrar a realização de concurso público para recompor o quadro de pessoal.

O debate foi solicitado por Erika Kokay diante da necessidade de avançar nas negociações sobre o novo PCR, demanda histórica dos trabalhadores da EBC, e de enfrentar a defasagem de pessoal causada pela perda de cerca de 700 profissionais na última década.

Participaram da audiência a presidenta da FENAJ, Samira de Castro; os diretores do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, Gésio Passos; do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro, Carol Barreto e Virgínia Berriel; e do Sindicato de São Paulo, Eduardo Viné.

Para Samira de Castro, a valorização dos trabalhadores é estratégica para o fortalecimento da comunicação pública.

“A comunicação pública não é favor, é direito do povo brasileiro. E o fortalecimento da EBC, a partir do seu material humano, que são os trabalhadores, é fundamental para o enfrentamento à desinformação, ao negacionismo e ao discurso de ódio que imperam na sociedade”, afirmou.

A FENAJ reforça que seguirá acompanhando os desdobramentos dos encaminhamentos e cobrando soluções concretas para garantir a qualidade e a independência do jornalismo público no Brasil.

Fotos: Kayo Magalhães/ Agência Câmara

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo