É com profundo pesar que o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo comunica o falecimento de José Carlos Silva, ocorrido em 5 de julho de 2025, em São Paulo. Escritor, poeta e memorialista, Zé Carlos dedicou sua vida à arte das letras e à preservação da memória cultural. O jornalista era sindicalizado desde 1964.
Desde o lançamento do folder-zine Nova Meléka (1985) até Palavras Cruzadas (1990), seus textos ganharam destaque em jornais e revistas de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal, bem como na Argentina e na Espanha. Ele integrou o Portal do Poeta Brasileiro e a Associação Internacional Poetas del Mundo, mostrando seu engajamento com a difusão poética nacional e internacional.
Como autor, lançou: os volumes de poemas Verdades & Mentiras, Eternos Dialogares‑Desordem e Trilogia das Palavras, além do memorialístico Vila Nhocuné: Memórias da Tapera da Finada Ignêz & Outras Memórias. Sua participação em coletâneas — incluindo Primavera nos Dentes, Somos Assim… Poetas, Poetas Contemporâneos do Brasil (vol. I) e O Conto Brasileiro Hoje (vols. XIV e XVII).
Neste momento de dor, manifestamos nossa solidariedade a todas e todos os colegas, aos familiares e amigos de José Carlos.


