A Regional ABCD do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) realizou, no último dia 2 de julho, a primeira reunião com jornalistas que trabalham como prestadores de serviço, autônomos, freelancers, ou seja, na condição de Pessoa Jurídica (PJ).
Participaram profissionais da região do ABCD Paulista, Minas Gerais, Petrópolis (RJ) e da capital São Paulo. A reunião foi coordenada pela diretora da Regional, Vilma Amaro, e pela dirigente de base, Viviane Barbosa.
O encontro foi bastante produtivo. Os jornalistas relataram graves situações de fraude à legislação trabalhista e de precarização nas relações de trabalho. Denunciaram, ainda, que agências e empresas contratam sob o regime PJ, mas impõem carga horária e subordinação, configurando um flagrante desrespeito à legislação trabalhista.
Os profissionais também destacaram que preferem trabalhar sob o regime celetista ou, no caso de prestação de serviço, que haja um contrato justo que assegure remuneração digna e condições de trabalho adequadas.
As dirigentes Vilma e Viviane reforçaram as bandeiras de luta do SJSP: o combate à precarização, a defesa do diploma de jornalista e a valorização das contratações via CLT, que garantem os direitos sociais e econômicos da categoria.
Entre as propostas aprovadas, será criado um grupo de profissionais para organizar ações em defesa da profissão e da categoria.
O próximo passo é continuar promovendo novos encontros com jornalistas PJs do setor sindical e de outras áreas.
“É importante que todos se sindicalizem. Convidem mais colegas para as próximas reuniões. Também levaremos esse debate à diretoria executiva do Sindicato”, reforçaram as dirigentes.


