Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicato cobra início de negociação

Redação - SJSP

SJSP reivindica mesa e extensão da CCT

A data-base da campanha salarial de jornais e revistas do interior, litoral e Grande SP é 1º de junho, desde o início de abril, a pauta de reivindicações aprovada pela categoria está com o Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de São Paulo (SindJori) e até agora nada de agendamento de mesa de negociação.

Por dois meses, o Sindicato dos Jornalistas (SJSP) tem insistido no início das negociações para a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e, desde a semana passada, reivindica extensão da CCT que venceu em 31 de maio.

Só na quinta-feira (28) que a secretária do SindJori afirmou que as empresas realizariam assembleia geral e que enviariam proposta. Ou seja, às vésperas da data-base, após dois meses com a pauta da categoria, no final de maio ainda não haviam se reunido!

Preparar para luta
O pleito da categoria inclui cláusulas que expressam demandas que não são novas, como de acúmulo de função, teletrabalho e assédio moral e sexual.

PAUTA DE REIVINDICAÇÕES
Leia aqui a pré-pauta de reivindicações.

As cláusulas econômicas buscam corrigir a grave defasagem sofrida no período que ficaram sem CCT, por intransigência patronal:

  • Reposição da inflação registrada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do período de 1º/06/2024 a 31/05/2025.
  • Reposição de perdas de correspondente ao período entre 1º/06/2021 a 31/05/2024, calculado em 5,53%, de forma retroativa.
  • 4% em pisos, salários, abono de PLR, auxílio creche, auxílio funeral e convênio médico.
  • 15% nos vales alimentação e refeição, devido à relevância do aumento de preços dos alimentos nos últimos meses na composição dos índices de inflação, além dos baixíssimos valores atuais (R$ 320,73 e R$ 15,18).

A categoria está em estado de assembleia permanente para que possa discutir o andamento da campanha salarial a qualquer momento.

É fundamental que em todas as redações as/os colegas conversem sobre a campanha salarial e participem das assembleias que serão convocadas em breve.

CONTATE SUA REGIONAL DO SJSP
Confira aqui lista de contato de nossas regionais.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo