Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

FENAJ cobra do governo nomeação urgente dos comitês de participação social da EBC

Redação - FENAJ

Federação enviou ofício ao presidente Lula e ao ministro Sidônio Palmeira pedindo a instalação imediata do COMEP e do CPADI

A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) encaminhou nesta segunda-feira, 6 de maio, um ofício ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, solicitando a nomeação urgente dos integrantes dos conselhos de participação social da Empresa Brasil de Comunicação (EBC): o Comitê Editorial e de Programação (COMEP) e o Comitê de Participação Social, Diversidade e Inclusão (CPADI).

Os dois comitês foram criados para ampliar a participação da sociedade civil na definição dos rumos da comunicação pública no Brasil, substituindo o antigo Conselho Curador da EBC, extinto em 2016. Após um processo eleitoral democrático e amplamente mobilizado por entidades da sociedade civil, a votação ocorreu entre os dias 21 e 28 de novembro de 2024, com o resultado oficial divulgado em 11 de dezembro. No entanto, até o momento, os membros eleitos ainda não foram formalmente nomeados.

Para a FENAJ, a demora compromete a efetivação da participação social e enfraquece o caráter público da EBC, contrariando os princípios de pluralidade, transparência, controle social e autonomia frente a interesses governamentais ou privados.

“A eleição dos comitês representou um passo importante para reparar o retrocesso causado pela extinção do Conselho Curador. A não nomeação dos membros eleitos coloca essa conquista em risco”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro.

No documento, a entidade reivindica a imediata nomeação dos representantes eleitos, destacando que essa é uma medida necessária para consolidar um modelo de comunicação verdadeiramente pública, democrática e voltada ao interesse coletivo.

“Temos certeza do compromisso do atual governo com a reconstrução do sistema público de comunicação e, por isso, esperamos providências firmes e céleres”, conclui Samira.

A FENAJ segue acompanhando o tema e articulando com outras entidades para garantir que os princípios da comunicação pública sejam respeitados e fortalecidos.

veja também

relacionadas

mais lidas

Acessar o conteúdo