O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo completa, neste 15 de abril, 88 anos de existência. São quase nove décadas de resistência, organização da categoria e enfrentamento, em defesa da democracia, dos direitos da classe trabalhadora e da liberdade do exercício do trabalho jornalístico.
Desde sua fundação em 15 de abril de 1937, o SJSP esteve presente em momentos cruciais da história do Brasil. Fomos a voz que não se calou durante a ditadura militar, diante da tortura e do assassinato de Vladimir Herzog, em 1975, sob a presidência de Audálio Dantas, continuamos na luta em defesa da redemocratização do país, na linha de frente contra todo projeto autoritário que tenta silenciar a imprensa e destruir direitos sociais.
Em 2022, obtivemos uma vitória histórica, ao condenar judicialmente Bolsonaro – enquanto ele exercia a presidência da República! – por assédio moral coletivo à nossa categoria. Agora, nossa luta segue, para que golpistas do passado e do presente sejam julgados e punidos por seus crimes.
Chegamos aos 88 anos lutando pela revogação da reforma trabalhista, da pejotização e contra o desmonte das redações. Estamos permanentemente enfrentando o assédio no ambiente de trabalho, os baixos salários, a precarização e a violência institucional contra quem ousa mostrar a verdade.
Ainda estamos aqui, resistindo. Porque sabemos que nossa luta é maior do que cada obstáculo imposto.
Seguimos organizados na luta pela aprovação da PEC do Diploma (206/2012), nos unimos a Fenaj e aos sindicatos dos jornalistas filiados de todo o país, na última semana, no 4º Ocupa Brasília, para exigir que o exercício da nossa profissão volte a ter o reconhecimento e a valorização que merece.
Nossa história é construída por centenas de jornalistas que entendem que o jornalismo não se faz com neutralidade diante da injustiça, mas com coragem diante dos fatos.
Nesse momento em que iniciamos as campanhas salariais de 2025 em jornais e revistas da Capital e de jornais revistas do Interior e Litoral, comemoramos 88 anos lutando pelo valor do trabalho dos(as) profissionais do jornalismo.
Que os 88 anos do SJSP sejam mais do que uma celebração: sejam combustível para seguirmos firmes na luta.