Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo
Logo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Logo da Federação Internacional de Jornalistas
Logo da Central Única dos Trabalhadores
Logo da Federação Nacional de Jornalistas

Sindicatos oficiam Ministério da Gestão e da Inovação sobre o Plano de Cargos e Remunerações da EBC

Entidades pedem análise rápida de proposta negociada entre empresa e trabalhadores
Redação

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, que representam o conjunto dos/as trabalhadores/as da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), solicitaram atualizações sobre o andamento da proposta do novo Plano de Cargos e Remunerações (PCR) dos trabalhadores da EBC.

Em ofício enviado nesta sexta-feira (7) à ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e a à secretária de Coordenação e Governança de Empresas Estatais, Elisa Leonel, as entidades pedem que a pasta dê prosseguimento rápido à análise final da referida proposta já enviada pela empresa e pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), para que ela possa ser devolvida à EBC e a implantação deste PCR ocorra ainda neste semestre.

No ofício, as entidades lembram que o PCR foi objeto de negociação durante quase todo o ano passado, entre empresa e sindicatos, e que, ao longo desse processo, houve movimentos de paralisação dos jornalistas da empresa e de mobilizações de entidades de radialistas para devidas adequações ao Plano, como isonomia salarial nos cargos de nível superior e no percentual de interstícios entre as diferentes tabelas salariais.

Todas essas mudanças, acatadas pela empresa após mobilizações da categoria, viabilizaram o avanço da proposta em acordo com os trabalhadores, embora seja
importante ressaltar que, na perspectiva das entidades sindicais, alguns ajustes ainda precisam ser feitos. O principal desses ajustes é a exclusão da progressão de classes, o chamado “super degrau”, que corre o risco de represar a concessão da progressão salarial em um futuro próximo, como diversas vezes explicitado pelos sindicatos em reuniões de negociação e alinhamento.

Finalizada a negociação do último Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), a prioridade dos trabalhadores da EBC é a implantação do novo PCR e, na sequência, a realização de um necessário concurso público, para preencher cerca de 30% de perdas de postos de trabalho ao longo da última década na EBC. Contamos com a vigilância e a mobilização de toda a categoria para o desfecho favorável dessa luta que dura mais de 10 anos.

Sindicatos dos Radialistas DF, SP e RJ
Sindicatos dos Jornalistas DF, SP e Rio

veja também

relacionadas

mais lidas

Pular para o conteúdo